ColunistasComportamento

Os 5 ps das pessoas poderosas:

Os 5 Ps das pessoas poderosas

Já aconteceu de você fazer resoluções de ano novo, prometer que vai realizar seus sonhos e até mesmo escrever algumas metas no papel, mas simplesmente não conseguir realizar nada e não obter os resultados esperados?



Pode ser que você esteja sabotando a si mesmo.

Por outro lado, já reparou que há pessoas que parecem ser poderosas e realizadoras de metas.

Elas parecem encontrar tempo, disposição e criatividade sempre para apresentar resultados muito mais impactantes.


Vamos conhecer o segredo das pessoas poderosas e realizadoras de objetivos ?

1 – Produtividade

Muitas pessoas afirmam querer muito realizar determinado sonho, contudo alegam não ter tempo para começar a agir. Se você não tem uma hora para trabalhar na realização de seus sonhos, algo está errado. Ou esse sonho não é exatamente um sonho, algo realmente importante,  ou você está sendo o inimigo sabotando o seu próprio sucesso.

Talvez essas pessoas digam que estão trabalhando demais, juram que estão muito ocupados para poderem começar a tocar os projetos que os levará a seus objetivos. Entretanto, estar ocupado não significa que você está sendo produtivo. Quantas vezes perdemos tempo demais em redes sociais ou assistindo a vídeos engraçados? Quanto da nossa ocupação está sendo realmente produtiva para nossa vida pessoal e profissional e contribuindo para a realização de nossos objetivos mais relevantes?


É necessário abrir espaço em sua agenda (e sua vida!) para que possa progredir. Gerenciar nosso tempo pode se assemelhar com a organização de um guarda-roupa. Quando você começa, acha que não tem mais espaço quando, na verdade, o que faltava mesmo era apenas organização.

Pessoas realizadoras têm o poder porque buscam ser produtivas ao invés de estarem meramente ocupadas com atividades que não contribuem para o sucesso de seus planos.


2 – Ponto focal


Há tantas boas opções e oportunidades que podemos ser arrastados no mar de escolhas abundantes e informações infinitas.

Ao escolher um sonho e transformá-lo em objetivo, devemos manter nosso foco e atenção total para não sermos distraídos ao longo do caminho.

Isso acontece inúmeras vezes de forma banal como acessar a internet para enviar um e-mail para um cliente em perspectiva e perdermos três horas em postagens dos outros em redes sociais ou lendo jornais com notícias frívolas.

Além disso, ter muitos objetivos ao mesmo tempo pode parecer produtivo (veja o item 1), quando é apenas uma forma de minimizar a potência de dedicação aos nossos objetivos que sejam de fato importantes.


Pessoas realizadoras mantém o diante de seus olhos o ponto, o ponto central, o objetivo estabelecido, o destino onde escolheu chegar.


3 – Planejamento

Há algum tempo, assisti a um vídeo no qual um menino de sete anos resolve o cubo mágico de olhos vendados. Porém, antes de ele efetivamente fechar os olhos, ele repassa mentalmente todos os movimentos que terá que dar. O menino resolve perfeitamente em 39 a 40 segundos, mas, reparem que ele levou um minuto e quarenta e três segundos planejando mentalmente cada passo que teria que dar a partir do momento que ele fechasse seus olhos. Repito, ele planejou cada movimento. E teve sucesso.


Não planejar significa começar uma jornada sem traçar uma rota. Pode-se chegar ao destino. Sim. Todavia, provavelmente dando mais voltas, gastando mais tempo, pegando as piores estradas e errando o caminho várias vezes.

Pessoas poderosas investem tempo no planejamento detalhados de sua rota só aí partem para a ação com tarefas claras e bem definidas. Claro que poderá haver ajustes no caminho, mas o planejamento garante que essas interferências sejam mínimas.


4 – Parar de procrastinar


Procrastinar é simplesmente deixar para depois. Você pode fazer várias coisas, mas nada relacionado a seus objetivos. Geralmente procrastinamos porque dá prazer fazer outras atividades. Queremos evitar o trabalho árduo e o esforço que teremos que empenhar para trabalhar verdadeiramente em direção a nossos sonhos. Pessoas poderosas vigiam constantemente se estão simplesmente adiando a execução de seu plano. Justamente por terem planejado antes, conseguem diminuir drasticamente momentos de procrastinação e perda de tempo.


5 – Pensamentos poderosos

Quantas vezes somos nossos piores inimigos? Quem já ouviu aquela voz interior sussurrando que não vamos conseguir, não merecemos, não somos inteligentes o suficiente ou que há muitas outras pessoas por aí mais capazes que nós?


Outros pensamentos, igualmente perigosos, incluem acharmos que temos que conseguir sozinhos. O resultado disso que não buscamos por ajuda de amigos, familiares ou, principalmente, profissionais que podem nos ajudar a elevar nossa performance e alavancar nossos resultados.

Os pensamentos antecedem as ações. Por isso, um grande segredo é aprender a desenvolver pensamentos de otimismo, autoconfiança, força e realização.

Pessoas poderosas cuidam do jardim da mente para que seus pensamentos floresçam e as transforme em no que elas realmente são: pessoas poderosas!

Aplique esses cinco Ps em sua vida e não se surpreenda se realmente se transformar também em uma pessoa ainda mais poderosa e realizadora de sonhos.


O real caráter uma hora vem à tona…

Artigo Anterior

Os 10 mandamentos do homem sério:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.