publicidade

Os 7 defeitos por trás de uma pessoa teimosa

Na realidade, seriam oito defeitos, já que avalio a teimosia como um defeito, então vamos colocar a teimosia como o tema e não contabilizá-la, e enumerar os sete defeitos por trás de uma pessoa teimosa.



Lembrando que em minha concepção, a teimosia é “sinônimo” de ignorância. Ignorância que não é a mesma coisa que burrice. Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente, e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento.

O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão.

Confira os sete defeitos de um teimoso:


1. Soberba

Falta de flexibilidade. Não está disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.


2. Insegurança

Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza, sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.


3. Tornar-se egoísta

Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.



4. Falta de humildade

Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil, ter humildade é saber escutar os outros, é entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador; absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.


5. Falta de autoconhecimento

A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.


6. Manipulador e autoritário

Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema, e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.


7. Ira

Quando encurralado, sente-se com raiva.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Ion Chiosea/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.