ColunistasComportamento

Os 7 defeitos por trás de uma pessoa teimosa

Os 7 defeitos

Na realidade, seriam oito defeitos, já que avalio a teimosia como um defeito, então vamos colocar a teimosia como o tema e não contabilizá-la, e enumerar os sete defeitos por trás de uma pessoa teimosa.



Lembrando que em minha concepção, a teimosia é “sinônimo” de ignorância. Ignorância que não é a mesma coisa que burrice. Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente, e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento.

O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão.

Confira os sete defeitos de um teimoso:


1. Soberba

Falta de flexibilidade. Não está disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.


2. Insegurança


Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza, sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.


3. Tornar-se egoísta

Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.



4. Falta de humildade

Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil, ter humildade é saber escutar os outros, é entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador; absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.



5. Falta de autoconhecimento

A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.


6. Manipulador e autoritário


Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema, e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.


7. Ira

Quando encurralado, sente-se com raiva.


 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Ion Chiosea/123RF Imagens.

Não nascemos resilientes, mas aprendemos a ser, porque é preciso, é preciso aprender a se adaptar às mudanças

Artigo Anterior

A incrível arte de “dar um gelo” em alguém

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.