ComportamentoReflexão

Os 8 tipos de narcisistas e como detectar cada um deles:

Os narcisistas sempre estiveram conosco em grande número. Eles apenas não eram rotulados como tal.



Eles são os traidores, egoístas, conversadores suaves, sabem tudo, Romeus, viciados em raiva, loucos por controle e falsas vítimas, que todos encontramos ao longo dos caminhos na vida.

Hoje, usamos a palavra “narcisista” para envolvê-los em uma grande bola de toxicidade – pessoas que são incapazes de manter relacionamentos saudáveis.

Abaixo estão alguns tipos comuns de narcisistas. Você pode identificá-los por outros nomes, mas, muitas vezes, no seu núcleo, a patologia é a mesma.


1. O traidor:

Todos os trapaceiros são mentirosos e racionalizadores. O bem-estar físico e emocional do parceiro de um traidor e de outros parceiros nunca passou por sua mente, já que os narcisistas não têm empatia.

Como identificá-lo:

Esses narcisistas terão muitos admiradores (sejam parceiros românticos, amigos codependentes ou simplesmente conhecidos) sempre a seu alcance, pronto para acariciarem seus egos ou aliviarem a dúvida, sempre que precisarem. Este tipo de narcisista, quando capturado, dirá que tem “muito amor para dar, e que é seu dever espalhá-lo para todas as pessoas que precisam de mais amor”. Ou vão culpar seu parceiro principal, citando suas insuficiências e erros como uma desculpa para o seu comportamento.



2. O egoísta:

Todos conhecemos pessoas egoístas, mas o narcisista é totalmente certo sobre suas próprias opiniões. Sua visão se estende até o comprimento de seu braço, pois ele se recusa a passar tempo aprendendo sobre os outros. Essas pessoas nunca consideram as necessidades dos outros.

Como identificá-lo:


Toda conversa gira em torno dessa pessoa, e tudo o que importa é o que ela quer. Sempre que recorre a essa pessoa com uma preocupação, percebe que a conversa acaba sendo sobre ela mesma – muitas vezes você vai ficar em dúvida sobre como isso aconteceu. Quando se trata de fazer escolhas que afetam múltiplas pessoas, suas necessidades sempre virão primeiro.


3. O conversador suave:

Esse tipo se refere àquelas pessoas que, de alguma forma, parecem saber todas as coisas certas a dizer. Isso é atraente e bom durante a fase de sedução, mas ao longo do tempo, torna-se um traço insidioso, conhecido como gaslighting, uma tática incrivelmente destrutiva, através da qual narcisistas e sociopatas controlam seus parceiros. É aí que você aprende que, sempre que tiver um problema com qualquer coisa que essa pessoa diga ou faça, ela contornará a situação para fazer com que seja sua culpa.


Como identificá-lo:

O conversador suave parece sempre saber o que você está pensando. Ele sempre tem um retorno espirituoso. Mas, uma vez que não está mais tentando seduzi-lo, essa linguagem suave começa a transformar os problemas em sua culpa. Você começará a sentir que toda vez que se sente negligenciado, preocupado ou suspeito, é culpa sua. O falador suave, nos relacionamentos é, de alguma forma, sempre perfeito, enquanto você permanece em falha.


4. O sabe tudo:


Sempre que os holofotes começam a iluminar você, o sabe tudo dá um jeito de voltar a ser o centro das atenções. Nos relacionamentos, ele é o valentão que grita e intimida os outros. Os sabe tudo são implacáveis ​​e nunca jogam pelas regras de ninguém, exceto as suas.

Como identificá-lo:

Você pode detectar estes narcisistas facilmente no local de trabalho. Eles não respeitam seu momento de falar, fazem piada sobre homens ou mulheres e roubam suas ideias. Nos relacionamentos, eles são conhecidos por criticarem seus parceiros com argumentos que os machucam. Eles vão desgastá-lo, até você perder a vontade de se defender.



5. O Romeu:

Este narcisista é o primo próximo do conversador suave. Mas o Romeu foi dotado de boa aparência e sabe disso. Ele usa vantagens físicas para se tornar um mestre da sedução. Não há surpresa aqui, uma pesquisa mostrou que os narcisistas tendem a ser, não só mais atraentes, mas também mais bem vestidos. Muitos narcisistas provêm de criações confusas, onde seus pais, alternadamente, dedicavam-se a eles, talvez porque eram fofos, e depois os ignoravam.

Como identificá-lo:

O Romeu usará seus poderes de atração para atraí-lo e, em seguida, alterna-se entre  dar atenção e o ignorar, refletindo suas próprias experiências de infância.



6. O viciado em raiva:

Qualquer pessoa que esteve na linha de fogo durante uma raiva narcisista, reconhece esse tipo. Os viciados em raiva podem ser gentis, calmos e até mesmo considerados incomuns, até que você sugira algo remotamente parecido com uma falha. Então, todo o inferno é liberado. Mesmo que os narcisistas reivindiquem sua própria superioridade, o narcisismo é um sintoma de autoestima baixa e, até mesmo de autoaversão. Grande parte de sua energia é gasta defendendo-se contra qualquer coisa que eles percebam que pode enfraquecê-los.

Como identificá-lo:


Esses narcisistas não podem tolerar qualquer crítica, porque sua própria autoimagem é muito frágil. Se você faz uma crítica construtiva, o viciado em raiva pode realmente se sentir fisicamente ameaçado por isso. Se você estiver em um relacionamento com um narcisista como este, acabará pisando em ovos, constantemente.


7. O louco por controle:

A principal motivação de um narcisista é proteger seu frágil sentimento de si mesmo. No relacionamento, ele só se sente seguro, se puder controlar o que você pensa, diz e faz. Em conflito, ele nega culpa por qualquer coisa. Está determinado a manter o controle de tudo e de todos ao seu redor, o que significa que, se você ficar perto, deve estar disposto a aceitar a versão distorcida da realidade que ele perpetua.

Como identificá-lo:

Esse tipo de narcisista  se assusta, legitimamente, se você não concordar com ele. Procure uma resposta desproporcional a pequenas críticas ou perguntas sobre como ele chegou a certas perspectivas.


8. A falsa vítima:

Este é o tipo de narcisista que a maioria de nós não detecta tão facilmente. Nós pensamos que os narcisistas são egomaníacos, mas, de fato, há um tipo de narcisista que se apresenta totalmente diferente. Narcisistas vulneráveis, ou vítimas, traficam em culpa. Suas vidas e relacionamentos são desastres – mas sempre por causa do que aconteceu com eles, não por causa do que eles fizeram (ou não fizeram). Em suas mentes, eles não são apreciados e vitimados por todos os que não reconhecem seu brilho, ou por um mundo que não é justo.

Como identificá-lo:

Eles sugam todo o ar de uma sala. Não importa o que qualquer outra pessoa esteja passando, a conversa sempre retorna ao seu infortúnio. Eles sempre têm que resolver os problemas que você enfrenta. Não percebem ou não se importam com a trivialidade de seus sentimentos.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

12 hábitos de pessoas infelizes (e como evitá-los):

Artigo Anterior

5 coisas que verdadeiramente tornam as pessoas bonitas:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.