Os 9 hobbies perfeitos para empatas:

O potencial de nossos corpos e mentes é ilimitado. Porém, para que possamos desbloquear essas capacidades e as utilizar de forma plena, é importante experimentarmos novas coisas.



Abaixo estão 9 hobbies indicados pela ciência como úteis para a mente e espírito. Se você é um empata, os efeitos dessas práticas são ainda mais intensos e funcionam como uma válvula de escape para o seu lado emocional hiperativo.

1. Tocar instrumentos musicais

Tocar um instrumento musical traz muitas vantagens para nossas vidas, tais como: melhora de habilidades motoras, linguísticas, analíticas, criativas e matemáticas. Essa prática também fortalece corpo caloso, faixa de nervos que integra os hemisférios do cérebro, responsável pela criação de novas conexões. Quando melhoramos o corpo caloso, nossas habilidades executivas e de resolução de problemas são melhoradas, bem como nossa memória e o funcionamento geral do cérebro. Esses benefícios são colhidos independentemente de nossa idade.


2. Leitura variada

Todos temos nossos temas preferidos de leitura. Mas quando nos dispomos a uma prática de leitura variada, colhemos benefícios amplos, resultado da absorção de novos conhecimentos sobre coisas que antes desconsiderávamos. A leitura reduz o estresse e amplifica os nossos três tipos de inteligência:


– Fluida: refere à capacidade de usar lógica, identificar padrões e resolver problemas;

– Emocional: capacidade de identificar e lidar de forma madura com as próprias emoções e sentimentos, bem como as daqueles ao seu redor. Essa inteligência é uma área de desenvolvimento muito importante para os empatas, para que lidem melhor com a grande quantidade de emoções com as quais lidam a todo momento.

– Cristalizada: capacidade de aplicar na vida todos os conhecimento e experiências adquiridos.



3. Exercícios regulares

Além dos benefícios para o corpo, os exercícios também são muito positivos para as nossas mentes. Isso porque os exercícios regulares estimulam a presença de BDNF nas células. BDNF é uma proteína que ajuda o cérebro a se manter ativo e saudável, e melhora capacidades como foco, memória, concentração e compreensão. Dança e yoga são ótimos exercícios para a saúde!


4. Aprender uma nova língua

Quando aprendemos uma nova língua, capacitamos nossos cérebros a serem mais eficientes em outras tarefas complexas, como resolução de enigmas e de problemas de nosso cotidiano.

Além disso, também se observa uma melhora na autorreflexão, através da observação de seus comportamentos, pensamentos e emoções. É dito que algumas pessoas que falam mais de uma língua possuem um conselheiro pessoal dentro de suas mentes que se comunica em outro idioma.


5. Exercitar seu cérebro

A neuroplasticidade é capacidade do cérebro de evoluir e se adaptar através das experiências vivIdas. E exercícios como enigmas e jogos de cartas são ótimas maneiras de desenvolver a neuroplasticidade do seu cérebro. Quanto mais aprimoramos essa habilidade, mais somos capazes de enxergar as coisas de diferentes perspectivas e responder bem às causas e efeitos de comportamentos e emoções. As pessoas que possuem alta neuroplasticidade sofrem menos com transtornos como ansiedade e depressão.


6. Escrever

A escrita é uma boa maneira de liberar emoções e pensamentos que não podemos revelar a ninguém de maneira saudável. Podemos usar essa prática de várias maneiras: diário, poesias, histórias. Escolha a maneira que for melhor para você, mas sempre permita que seus pensamentos fluam livremente.

Os diários são uma boa alternativa para os empatas, principalmente para documentarem suas emoções. Através de seu diário, eles podem entender em quais momentos sentem determinadas emoções, o que os ajuda a entender melhor os gatilhos e o ciclo de seu eu emocional.


7. Meditar

É comprovado que a meditação reduz a ansiedade, proporciona clareza mental e melhora a saúde emocional geral das pessoas. Além disso, é uma prática que pode ser realizada no conforto de sua casa. Antes de começar o seu dia, medite por pelo menos uns 10 minutos, isso aumentará sua consciência e o deixará mais preparado para lidar com a rotina diária.


8. Jardinagem

Jardinagem parece um item improvável na lista, mas essa prática nos ajuda a cultivar as plantas das quais nos alimentamos de forma orgânica e fortalece a nossa conexão com a natureza e o meio ambiente. Tornamo-nos mais conscientes das formas de vida e valorizamos as plantas e seres vivos dos quais cuidamos.

Empatas possuem uma forte relação com a natureza, e ficar em meio a ambientes naturais os acalma e traz serenidade. Se você é um empata, essa pode ser uma boa atividade para tranquilizar e curar seu ser emocional.


9. Cozinhar

A alimentação é um dos fatores mais importantes em nossa rotina de evolução e autocuidado. Isso porque a alimentação está fortemente ligada a nossa qualidade de vida. Quando melhoramos nossa dieta, melhoramos todo o nosso ser, por dentro e por fora.

Além disso, quando somos nós quem cozinhamos, podemos escolher exatamente aquilo que desejamos comer, o que favorece uma alimentação saudável e consciente. Cozinhar a própria refeição desperta sentimentos de satisfação e alegria, além de melhorar a sua saúde emocional e reduzir a ansiedade.

Você não precisa ser um chefe de cozinha para adotar essa prática, o importante é inovar.

Incorpore os hobbies que mais ressoam com sua essência para criar uma vida mais feliz e se tornar uma versão mais completa de si mesmo!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.