6min. de leitura

Os Anjos se comunicam com os humanos através da intuição e procuram protegê-los dos perigos

Quem são os Anjos? 


Pode-se dizer que os Anjos são intermediadores entre Deus e os humanos. Esses maravilhosos intermediadores encontram-se organizados e divididos em nove coros, conforme a Escritura Sagrada. Além do mais, segundo a tradição Cristã, os Anjos não nascem, não morrem e não se reproduzem.

São Tomás de Aquino, por sua vez, classificou os Anjos em três Esferas. Além de classificá-los, designou características e funções, tudo escrito por ele no livro “Suma Teológica”, publicado entre os anos de 1265 e 1273.

Em relação às três Esferas, na primeira é possível localizar o Anjos mais próximos a Deus. Eles louvam a Deus incessantemente e guardam o Mistério Divino!

Nessa Esfera estão os SERAFINS. Serafim significa “aquele que arde”, assim, ele é representado por chamas douradas e prateadas. São considerados os Anjos mais puros e antigos e, assim, os mais elevados. A tarefa precípua deles é proteger o Trono Divino. Conforme a Bíblia, eles têm seis asas, sendo um par para voar, outro para cobrir o rosto diante de Deus em sinal de humildade e um terceiro par, para cobrir os pés.


Na mesma Esfera, também estão os QUERUBINS, que surgiram a partir da expulsão de Adão e Eva do paraíso, quando eles se tornaram os responsáveis por guardar os portões do Jardim do Éden, para que os humanos fossem impedidos de voltar e, assim, diante da Árvore da Vida, não mais terem a oportunidade de usufruírem da eternidade.

Em relação às características deles, eles são alados, com uma cabeça de leão, uma de touro, uma de águia e uma de homem.

Ainda na mesma Esfera, estão os TRONOS que têm a incumbência de zelar pela segurança do Poder Divino e delegar missões aos coros considerados inferiores. Sobre as características deles, eles são belos jovens, amantes da música e têm nas mãos uma harpa e cítara.

Até este ponto, foi discorrido sobre a Primeira Esfera, composta por Serafins, Querubins e Tronos.


Em relação à Segunda Esfera, ela é composta por Anjos que, efetivamente, executam as ordens Divinas. Entre os anjos que a compõem, estão as DOMINAÇÕES, que são conhecidos, também, como “ministros” de Deus. Sobre características marcantes, eles carregam um cetro e uma espada, simbolizando seu poder sobre os coros inferiores.

Ainda na Segunda Esfera, estão as VIRTUDES. São Anjos auxiliadores na execução das tarefas Divinas, de forma a eliminarem possíveis obstáculos existentes no caminho. É comum que eles façam milagres entre os humanos, de forma a fortalecer a fé. Sobre as características, são jovens fortes e possuem um cajado ou bastão nas mãos. Eles têm o poder de abrandar intensos fenômenos naturais como terremotos e maremotos.

Finalmente, ainda na Segunda Esfera, estão as POTESTADES, que são Anjos com exímio poder de concentração, assim, eles auxiliam na concretização do pensamento Divino. Eles possuem uma espada flamejante, usada para proteger os humanos contra o poder dos demônios. Além do mais, eles também protegem, tanto os animais, bem como os quatro elementos naturais: água, terra, fogo e ar.

Portanto, sobre a Segunda Esfera, ela é composta pelas Dominações, Virtudes e Potestades.

Em relação à Terceira Esfera, ela é concentrada por Anjos que estão mais próximos aos humanos e possuem a capacidade de interferir na rotina deles.

Assim, inicialmente, a Terceira Esfera é composta pelos PRINCIPADOS, que transmitem as instruções de Deus, aos líderes mundiais e, se não ouvidos, poderão ser severos com eles.

Sobre características, eles possuem uma coroa e um cetro nas mãos. Eles estão abaixo das Dominações e Potestades, pertencentes à Segunda Esfera.

Ainda na Terceira Esfera, estão os ARCANJOS, que são os encarregados de Deus para missões consideradas extraordinárias, bem para revelações normalmente incompreensíveis aos humanos. Os Arcanjos mais conhecidos são: Gabriel, Rafael e Miguel. Eles possuem uma espada e escudo não mãos, de forma a demonstrar que, além de mensageiros de Deus, são os líderes na luta contra o mal.

Finalmente, na Terceira Esfera, estão os ANJOS DA GUARDA. Eles são os Anjos mais próximos aos humanos e, portanto, estão localizados na hierarquia mais inferior dos Anjos existentes.

Eles protegem e orientam a humanidade a seguir os preceitos Divinos. Eles se comunicam com os humanos, através da intuição e procuram protegê-los dos perigos.

Portanto, na Terceira Esfera estão os Principados, Arcanjos e Anjos da Guarda.

Assim, sendo os Anjos das Primeira, Segunda ou Terceiras Esferas, ainda que alguns estejam mais próximos aos humanos e outros mais distantes, todos foram designados por Deus, para, cada qual, dentro da sua hierarquia e função, proteger e auxiliar os humanos, por ordem e amor Divinos!

Estes são os Anjos de Deus!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.