publicidade

Os arcanjos e a árvore da vida:

A Cabala é um sistema esotérico judaico que foi criado para a obtenção do conhecimento sobre Deus. A palavra cabala vem do hebraico e significa “aquilo que é recebido”. A Cabala derivou-se de uma tradição oral chamada Mercava, que remonta ao século I d;C., relacionada à contemplação do divino trono ou a carruagem (Merkaba) em Ezequiel 1:1-28.



Em algum momento entre os séculos III e VI, surgiu um livro chamado Sefer yetzirah ou Livro da Formação. Esse livro ensinava que a criação ocorrera quando dez emanações chamadas Sefiroth misturaram-se com as 22 letras do alfabeto hebraico.

Elas eram chamadas –  32 Caminhos da Sabedoria Secreta e, juntas, formam o que é conhecido como Árvore da Vida.

E, surpreendentemente, esse simples diagrama consegue simbolizar todo o Universo.

A Árvore da Vida consiste em dez sefiroth, ou esferas, com 22 caminhos ou linhas que as ligam. “Sefiroth” (ou “sefirah”, no singular) vem de uma palavra hebraica que significa safira; presume-se que ela tenha sido escolhida para demonstrar a glória e a radiância de Deus. As dez esferas representam estados do ser, enquanto os 22 caminhos simbolizam estados de tornar-se.


A simbologia da Árvore da Vida gradualmente evoluiu e desenvolveu-se ao longo dos séculos, tendo aparecido pela primeira vez em sua forma definitiva em 1652.

A árvore tem três pilares. No lado esquerdo fica o Pilar da Severidade, que é passivo e negativo por natureza.

À direita, está o Pilar da Misericórdia, que é positivo e ativo. O pilar central é o Caminho do Meio, ou do equilíbrio. Ele representa um caminho ao longo da vida que reconhece os dos extremos, mas recusa-se a entregar-se a um deles.

Cada sefirah tem um conjunto particular de associações:

1 – Kether, a coroa. Arcanjo: Metatron, anjo da presença. Mundo angélico mais elevado: Deus. Planeta Urano. Zodíaco: Aquário. Pedra: Diamante.


2 – Chokmah, sabedoria. Arcanjo: Raziel, arauto de Deus. Mundo angélico mais elevado: serafins. Planeta: Plutão. Zodíaco: Escorpião. Pedra: turquesa. O grande pai.

3 – Binah, compreensão. Arcanjo: Tzafquiel, preocupação de Deus. Mundo angélico mais elevado: querubim. Planeta: netuno. Zodíaco: peixes. Pedra: pérola. A grande mãe.

4 – Chesed, misericórdia. Arcanjo: Tzadquiel, justiça de Deus. Mundo angélico mais elevado: tronos. Planeta: júpter. Zodíaco: sagitário. Pedra: safira.

5 – Geburah, força. Arcanjo: camael, severidade de Deus. Mundo angélico mais elevado: domínios. Planeta: marte. Zodíaco: Áries. Pedra: rubi.

6 – Tifareth, beleza. Arcanjo Miguel, semelhante a Deus. Mundo angélico mais elevado: virtudes. Planeta: sol. Zodíaco: leão. Pedra: topázio.

7 – Netzach, vitória. Arcanjo: haniel, prazer de deus. Mundo angélico mais elevado: poderes. Planeta: Vênus. Zodíaco: touro e libra. Pedra: esmeralda.

8 – Hod, esplendor. Arcanjo: Miguel. Mundo angélico mais elevado: principados. Planeta: mercúrio. Zodíaco: gêmeos e virgem. Pedra: opala.

9 – Yesod, fundamento. Arcanjo: Gabriel, força de Deus. Mundo angélico mais elevado: arcanjos. Planeta: lua. Zodíaco: câncer. Pedra: quartzo.

10 – Malkuth, reino. Arcanjo: Sandalfon, príncipe do Mundo na Terra. Mundo angélico mais elevado: anjos. Planeta: saturno. Zodíaco: capricórnio. Pedra: cristal de rocha.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: martinm303 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.