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Os benefícios da respiração:

Talvez até tenhamos notado como nossa respiração muda, dependendo de como nos sentimos: curta e superficial quando estamos estressados e mais profunda quando estamos relaxados.

Ela muda quando suspiramos, bocejamos, soluçamos ou rimos. Mas uma coisa que nós provavelmente não aprendemos é que, assim como a respiração muda, dependendo de como nós sentimos, nós também podemos mudar como nos sentimos usando a nossa respiração!



Isso é revolucionário, então, escutem!

A respiração é essencial para a vida. É a primeira coisa que fazemos quando nascemos e a última coisa que fazemos quando partimos.

No meio desse tempo, temos cerca de meio bilhão de respirações.

O que muitas vezes não percebemos é que a mente, o corpo e a respiração estão intimamente conectados e podem influenciar uns aos outros.


Nossa respiração é influenciada por nossos pensamentos e junto à fisiologia, eles podem ser influenciados pela nossa respiração.

Aprender a respirar conscientemente faz parte do quarto pilar da yoga, e pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a restaurar o equilíbrio da mente e do corpo.

Na comunidade médica, há uma apreciação crescente para o impacto positivo que a respiração profunda pode ter na mente e no corpo. E de acordo com pesquisas, muitos destes efeitos benéficos podem ser atribuídos a reduzir a resposta do esforço no corpo.


Mas quais são exatamente os benefícios da respiração profunda? – Quando você aprende a tomar respirações profundas e lentas, seu corpo reage de muitas maneiras positivas são elas:

1. Seus músculos relaxam. Você vai descobrir que é difícil manter a tensão física quando você está respirando corretamente.

2. A entrega do oxigênio melhora. Quando você respira profundamente e está relaxado, oxigênio fresco se derrama em cada célula de seu corpo. Isso aumenta a funcionalidade de cada sistema no corpo. Você também vai notar melhor concentração mental e resistência física.

3. Sua pressão sanguínea diminui. Como seus músculos largam a tensão, seus vasos sanguíneos dilatam e sua pressão sanguínea pode retornar a um nível normal.

4. Endorfinas são liberadas. O exercício da respiração dispara a liberação de endorfinas, que melhoram os sentimentos de bem-estar e proporciona alívio da dor.

5. Efeito de desintoxicação. Bons hábitos respiratórios ajudam o sistema linfático a funcionar adequadamente, o que incentiva a libertação de toxinas nocivas. Isto limpa o corpo e permite-lhe direcionar a sua energia para funções mais produtivas.

Exercícios de respiração profunda são muito fáceis, se você não precisa de muito tempo e dedicação, diariamente, para fazê-los corretamente.

Tente fazer exercícios (ou algo semelhante), pelo menos uma vez ao dia. Isso realmente faz a diferença!

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psyciencia

Direitos autorais da imagem de capa: antonioguillem / 123RF Imagens

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