Os cães sonham com seus donos quando dormem, revela psicóloga de Harvard



Observar nossos cãezinhos dormindo nos traz uma sensação de paz e muito amor. Eles são muito fofos descansando e sonhando. Falando em sonhos, provavelmente todos nós já nos perguntamos com o que eles costumam sonhar. Será que sonham com outros cães? Com suas próprias aventuras? Será que tem algum espaço para nós em seu sonho?

De acordo com uma psicóloga de Harvard, estamos mais presentes na mente de nossos cães do que imaginamos!

A Dra. Deirdre Barrett, Psicóloga Clínica e Evolutiva da Harvard Medical School, dedicou-se por muitos anos a estudar como os seres humanos se comportam durante o sono e acredita que os cães seguem o mesmo padrão, sonham com suas experiências diárias.

“Não há razão para pensar que os animais são diferentes. Como os cães geralmente são extremamente apegados aos seus donos humanos, é provável que seu cachorro esteja sonhando com seu rosto, seu cheiro, brincando com você.”, disse em entrevista à People.

Apesar de alertar que não há como saber com total certeza com o que os cães sonham, ou até mesmo se eles realmente sonham, Deirdre explicou que a grande maioria dos mamíferos possuem uma rotina de sono bem semelhante a dos humanos, passando pelo estado (REM), no qual os sonhos acontece.

“Isso certamente melhora o palpite que outros mamíferos também sonham”, comentou Deirdre.

A psicologia também comentou que quando as pernas dos cães se movem durante o sonho, é um sinal de que provavelmente estão em um momento de aventura no sonho.

Os cães são realmente nossos grandes amigos, certamente nos carregam consigo até mesmo nos sonhos.

Quanto aos gatinhos, sua fama de independência se faz presente também no momento de descanso.



“Nós realmente sabemos mais sobre os sonhos dos gatos, porque um dos primeiros pesquisadores do sono, Michel Jouvet, estudou a pequena área no cérebro dos gatos que inibe os movimentos durante o sono REM”, contou Deirdre. “Os gatos ficaram tranquilos nos outros estágios do sono, e quando o REM começou, eles pularam, espreitaram, atacaram, arquearam as costas e assobiaram. Eles pareciam estar caçando ratos em seus sonhos.”, contou ela.

Deirdre também deu um conselho muito importante para todo os donos de animais que desejam que seus companheiros vivenciem bons momentos durante o sono:

“A melhor maneira de dar a nós mesmos ou aos nossos filhos sonhos melhores é ter experiências diurnas felizes e dormir bastante em um ambiente seguro e confortável. Provavelmente essa também é uma boa dica para os sonhos dos animais de estimação”.

O que achou do texto? Você sonha com seus cães? Comente abaixo suas experiências com seus companheiros e marque nos comentários os amigos que também precisam saber dessa informação!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para O Segredo: f8grapher / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.