Nossos cãezinhos compreendem muita coisa que dizemos, de acordo com cientistas!

4min. de leitura

Você provavelmente já se perguntou se o seu cãozinho consegue entender o que você diz, a resposta dada por cientistas pode te surpreender!



Um novo estudo de imagens publicado na prestigiada revista acadêmica Science Magazine traz a resposta a essa pergunta tão comum para os donos de cães.

Attila Andics, neurocientista da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, se juntou a seus colegas para compreender melhor a maneira como os cães processam a fala humana. A equipe examinou 13 cães familiares das raças: border collie, golden retriever, cão de crista chinês e pastor alemão com scanners cerebrais.

Os cães permaneceram imóveis no scanner enquanto ouviam gravações da voz do treinador. Eles ouviam desde expressões significativas como “muito bem” em tom neutro ou comemorativo, até palavras sem sentido em tom de voz neutro ou elogioso.


Ao analisarem as imagens dos cães, os cientistas perceberam que, independentemente da entonação do treinador, – os cães processavam as palavras significativas no hemisfério esquerdo do cérebro, assim como os humanos. No entanto, isso não aconteceu com as palavras sem sentido, e Andics disse que isso mostra que essas palavras e expressões positivas realmente significado para os cães.

A entonação na voz do treinador foi processada pelos cães no hemisfério direito de seus cérebros, novamente como os humanos. Quando as palavras e expressões positivas lhes eram ditas em tom de elogio e animação, a área de recompensa dos seus cérebros foi ativada. O significado e a entonação apoiavam-se mutuamente um ao outro.

Os cães integram esses dois mecanismos para interpretar o que ouvem de nós, comentou Andics.

Esse estudo foi muito importante porque aumentou o conhecimento dos cientistas sobre como os cães compreendem a nossa fala. Os resultados revelaram que esses animais interpretam vozes e distinguir sons de um lado do cérebro (no hemisfério esquerdo) e analisam os sons que transmitem emoções de outro (no hemisfério direito).


No entanto, os resultados obtidos pelo estudo não comprovam que os cães entendem tudo o que dissemos, de acordo com Julie Hecht, que estuda comportamento e cognição canina na City University de Nova York, na cidade de Nova York, e foi ouvida pela Science Magazine. Ela finalizou acrescentando que apesar disso nossas palavras e entonações possuem um significado para eles.

Esse estudo foi realmente reveladora, e nos mostra que nossos cães são muito inteligentes e capazes de nos compreender muito melhor do que imaginamos!

Mais um motivo para continuarmos nos comunicando com eles.

O que achou dos resultados do estudo?

Comente sua opinião e compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: tailex47/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/03/2020 às 0:22






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.