ComportamentoPesquisas

Os celulares podem fazer você se sentir menos ligado aos seus amigos e familiares?

Os celulares podem fazer você se sentir menos ligado a seus amigos e familiares site

Nesta era digital, com telefones em nossas mãos, você pensaria que o acesso à comunicação constante nos faria sentir mais perto uns dos outros. Mas um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Kent State mostra que pode não ser o caso.



Na verdade, o uso do celular pode nos levar a sentir uma menor conexão social, mas isso depende do nosso gênero ou hábitos de comunicação.

Três pesquisadores da universidade de Kent State realizaram uma pesquisa com 493 alunos, com as idades variando entre 18-29 anos, para ver se o uso de telefone celular, incluindo mensagens e ligações, estavam associados aos sentimentos de estarem ou não socialmente ligados aos seus pais, colegas e amigos. Os resultados mostraram uma diferença significativa entre homens e mulheres.

As estudantes relataram gastar uma média de 365 minutos por o dia usando seus celulares, emitindo e recebendo uma média de 265 mensagens por o dia e recebendo seis chamadas por dia.


Já os estudantes relataram gastar menos tempo em seu telefone (287 minutos), enviando e recebendo menos mensagens (190), fazendo e recebendo a mesma quantidade de chamadas que as estudantes.

Para as mulheres, o estudo concluiu que falar ao telefone está associado com sentimento emocional relacionado aos seus pais. No entanto, quando se tratava de relacionamentos com amigos, quanto menor intimidade, menor a frequência de ligações e mensagens.

Para os homens, acontecia o oposto, as ligações e as mensagens de cada dia não eram relacionados de nenhuma maneira aos sentimentos e proximidade emocional com ambos os pais ou com amigos.

Os pesquisadores também observaram o uso problemático, que é o desejo recorrente de usar um celular durante momentos inadequados, como dirigir um carro, ou à noite, quando se deve estar dormindo.


Para os homens e as mulheres, o estudo viu que o uso problemático do telefone era relacionado negativamente aos sentimentos da proximidade emocional com pais e amigos.

Em outras palavras, os alunos do estudo que tendiam a usar seus celulares compulsivamente e em tempos inadequados, sentiram-se menos ligados socialmente aos pais e colegas, do que outros estudantes.

O celular pode ter maior valor social para as mulheres em comparação aos homens, e as mulheres podem ser melhores em usá-lo para aumentar ou complementar as relações sociais existentes.

Quanto ao uso problemático, devido a muitas outras funções que o celular tem hoje em dia, comunicar-se com outras pessoas pode já não ser a finalidade dos telefones, já que eles acabam afetando de formas mais significativas as relações, tal como as comunicações cara a cara para ambos os gêneros..


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psyciencia

Direitos autorais da imagem de capa: william87 / 123RF Imagens


O mito da fênix e sua relação com o poder da resiliência!

Artigo Anterior

Permita-se ser atraído pelo oposto…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.