publicidade

Os inimigos dos rins: mantenha estes alimentos longe de sua dieta!

Os rins desempenham funções muito importantes, e quando não funcionam corretamente, nosso organismo sofre. Para manter seus rins saudáveis, evite estes alimentos!



Doença renal é um problema comum, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Talvez você conheça alguém que a enfrenta ou você mesmo seja uma dessas pessoas.

Apesar de serem órgãos pequenos, os rins desempenham funções essenciais em nosso organismo, eles filtram produtos residuais, liberam hormônios que regulam a pressão arterial, equilibram os fluidos no corpo, produzem urina, entre outras.

Por isso, é muito importante cuidarmos bem deles, e uma das melhores forma de prevenção contra qualquer tipo de problema nos rins é uma dieta saudável, com alimentos pobres em açúcar, gordura, sódio e sal.


Segundo o National Kidney Foundation, uma importante ONG dos Estados Unidos, especializada na saúde dos rins, o primeiro passo para uma alimentação saudável é ter os alimentos certos em nossa cozinha. Devemos evitar os que contêm muito açúcar e sódio, pois contribuem para o desenvolvimento de diabetes e pressão alta, as duas principais causas de doença renal.

A organização cita em um artigo os cinco alimentos que devemos evitar para manter os nossos rins saudáveis. Descubra quais são eles e corte-os de sua rotina o quanto antes!

1. Refrigerantes

Os refrigerantes, além de não oferecerem nenhum benefício nutricional, são carregados de açúcares naturais ou químicos. Eles contêm muitas calorias e ajudam no ganho de peso. Mesmo os refrigerantes diet não nos fazem bem, pois podem conter aditivos, como adoçantes artificiais. Escolha outra bebida, um suco natural ou até mesmo água. O sabor pode não ser o mesmo, mas a sua saúde agradecerá!



2. Carnes frias processadas

Alimentos como mortadela e presunto não fazem para a sua saúde, e é importante que aprenda a diminuir seu consumo ou até mesmo cortar! É sempre melhor optar por carnes mais magras, como peru ou frango assado na hora, e também ficar sempre atento ao teor de sódio e nitrato, por isso escolha aquelas que contenham esses elementos em menor quantidade.


3. Manteiga

Apesar de ser muito popular e estar presente em muitos preparos diários, a manteiga também precisa ser reduzida. Ela é feita de gordura animal e contém colesterol, calorias e altos níveis de gordura saturada. A margarina é feita de óleo vegetal e é mais rica em gorduras “boas”, mas também não é a melhor opção, porque costuma conter gorduras trans. O melhor a fazer é substituí-las por canola ou azeite de oliva. Seus rins agradecerão.


4. Maionese

De acordo com o artigo, uma colher de sopa de maionese contém 103 calorias, quantidade extremamente alta. No entanto, não é só isso. Além das calorias, a maionese contém altos níveis de gordura saturada. O que você pode fazer é substituí-la por iogurte grego sem gordura, já que ele é rico em proteínas e também é uma ótima opção para saladas, por exemplo.


5. Refeições congeladas

Refeições processadas e compradas no mercado são uma péssima opção, pois contêm açúcar, sódio e gordura. Quando você não tiver tempo de cozinhar para si mesmo, escolha as refeições que tiverem baixo teor de sódio ou sem adição de sódio, e evite alimentos congelados com adição de açúcar ou quaisquer outros aditivos. Adicione vegetais ou frutas frescas à sua refeição para torná-la mais saudável.

Alguns desses alimentos podem ser mais difíceis de se eliminar, mas sua saúde o agradecerá muito! Cuide bem dos seus rins, pois eles são uns dos órgãos mais importantes do seu corpo.

O que achou das dicas?

Comente abaixo como você cuida dos seus rins e compartilhe o texto com os amigos!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.