6min. de leitura

Os obstáculos são pontes que nos conduzirão à vitória…

Os obstáculos são pontes que nos conduzirão à vitória. Mas a decisão de atravessá-la é somente sua.

Respirar pode ser fácil, mas viver exige de nós muita força e determinação. Não chegaremos a lugar algum sem antes trilhar  um longo caminho repleto de obstáculos. Alguns nos causarão dúvidas e necessitaremos talvez, da ajuda das pessoas que nos amam e nos querem bem. Estas pessoas, porém, não podem percorrer o caminho por nós, no máximo poderão nos orientar quando as dúvidas surgirem. São pessoas que convivem conosco ao longo de nossas vidas. Nossos  pais, avós, professores, amigos, etc.


Mas não se engane, pois certamente encontraremos também pessoas dispostas a nos derrubar, a tentar nos contaminar com sua visão negativa da vida, fazendo com que os obstáculos nos pareçam monstros invencíveis.  São pessoas que parecem carregar sempre uma nuvem negra sobre a cabeça e querem a qualquer custo nos envolver em suas tempestades.

Mas nada nos atinge quando somos movidos pela fé em nós mesmos. Quando acreditamos que somos capazes. E tudo se torna possível de se realizar quando o nosso medo de fracassar é superado pela nossa coragem de buscar o que almejamos para nossa vida.

Mas a nossa coragem nem sempre é garantia de sucesso. Acontece de não conseguirmos realizar algum de nossos sonhos, não porque somos incompetentes ou fracos, mas porque nem sempre o que desejamos é o melhor para nossa vida. E Deus, por ter reservado algo melhor para nós, nos envia sinais para nos dizer que aquele não é o caminho certo. Porém, temos que ser maduros para compreender e aceitar.


Mas quando os nossos sonhos fazem parte dos planos de Deus para nossa vida, não há nada que nos impeça de realizá-los.

Quando descobrimos que os obstáculos são apenas pontes que nos conduzirão à vitória, nos tornamos mais fortes para enfrentá-los.

É normal que a gente se canse um dia e  decida recuar alguns passos para ganhar força. Dá um tempo pode ser necessário para analisarmos qual é o melhor momento de prosseguir. Isto não é fracassar, pelo contrário, é uma decisão que requer coragem e sabedoria.


Quando a gente assume que precisa refazer parte do percurso, assume também o quanto somos imperfeitos e que só adquirimos experiência aprendendo com os erros.

Pense que os obstáculos em nosso  caminho são pontes estreitas  que nos conduzirão à vitória. E sendo ponte, permanecerá em nosso  caminho até que consigamos atravessá-la. Uma hora ou outra teremos  que atravessar se quisermos concluir os nossos planos. Porém não é preciso necessariamente ter pressa.

Fazer o percurso com calma vai nos ajudar a adquirir  confiança em nós mesmos, pois algumas pontes são traiçoeiras e nos enche de dúvida quanto a melhor forma de atravessá-las.

Mas tenhamos coragem, pois só o fato de sabermos que além dos obstáculos está a realização das nossas metas, nós ganharemos  força para enfrentá-los. E por mais que tenhamos amigos acompanhando nossa caminhada, lembremos que, os obstáculos só serão vencidos por nós mesmos. Lembra-se da ponte? Ela é estreita e a travessia é feita por apenas uma pessoa. Portanto, não esperemos que alguém assuma uma luta que é somente nossa. O nosso futuro depende de nós, das nossas escolhas. As pessoas também têm as suas metas e suas pontes para atravessar.

Mas o que acontece se desistimos de realizar os nossos sonhos por medo dos obstáculos?

Se desistirmos de enfrentar as dificuldades que a vida coloca em nosso caminho, iremos conviver com um eterno “se” passeando em nossa mente. “E Se eu tivesse conseguido?”  “Como seria minha vida se…”   “Tudo seria melhor se…” .

Ou seguiremos em frente sem culpas, pois algumas pessoas se alimentam de arrependimentos, enquanto outras  olham para frente e buscam novas oportunidades. Então, a consequência de uma desistência vai depender de como cada um de nós encaramos a nossa vida.

É importante que saibamos que mesmo que haja outras pontes, outros obstáculos e outros caminhos, não poderemos desistir de todos não é mesmo? Tenhamos fé e sigamos em frente. No entanto, somos livres e temos o direito de desistir ou prosseguir.

Eu escolho prosseguir, porque trago comigo muitos sonhos e uma vontade enorme de realizá-los. Porque já cheguei longe demais para desistir.

Eu escolho prosseguir mesmo tendo consciência de que o caminho não será fácil.  E quem disse que seria?

Eu torço para que você também decida prosseguir.

E mesmo que em algum momento a ponte queira balançar, as cordas lhe pareçam fracas demais para suportar o peso dos teus sonhos e tudo pareça ser o fim, saiba que você possui força suficiente e poderá retomar o equilíbrio se tiver determinação, persistência e uma bagagem indispensável chamada fé.

E quando chegar ao outro lado da ponte você saberá que prosseguir foi a melhor escolha. Boa sorte!

__________

Direitos autorais da imagem de capa: refat / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.