publicidade

Os pais narcisistas podem causar esses seis tipos de abuso emocional em seus filhos:

Veja abaixo os 6 tipos de abuso emocional que pais narcisistas podem causar aos seus filhos:

1. Rejeição

Quando os pais tratam seus filhos com rejeição, tendo a intenção ou não, fazem com que eles alimentem o sentimento de que não são queridos, amados ou desejados. Esse sentimento frequentemente acompanha a criança em sua fase adulta, dificultando o estabelecimento de novos relacionamentos. A rejeição pode ser silenciosa, quando os pais apenas ignoram seus filhos, ou também mais nítidas, quando os pais xingam, culpam ou dizem coisas tóxicas para seus filhos em um frequência diária.




2. Desconsideração

Os pais narcisistas muitas vezes ignoram as necessidades de seus filhos, ou porque não sabem como atendê-las (o que pode ter a ver com o fato de não terem tido suas próprias necessidades atendidas), ou porque não se importam. Dessa maneira, não demonstram interesse em seus filhos, nem em demonstrar carinho e presença em suas vidas. Eles estão fisicamente “presentes”, mas emocionalmente indisponíveis.


3. Terrorização

Terrorizar é criticar, ameaçar, gritar, amaldiçoar outra pessoa. Esse é um comportamento extremamente tóxico, especialmente quando é de pai para filho. Causa intensos danos psicológicos. Ameaçar outra pessoa através de palavras ásperas, atos físicos e abandono é totalmente abusivo e não deve ser aceito. As crianças que sofrem esse tipo de abuso, tendem a experimentar também os outros 5.


4. Exclusão

Quando os pais incorporam o comportamento de exclusão, impedem seus filhos de participarem de atividades sociais como eventos escolares, passeios com os amigos, festas, entre outros eventos. Esse isolamento que as crianças e adolescentes sentem ao ficarem presos em suas casas, forçadas a se afastarem de amigos ou mesmo outros familiares pode ser extremamente prejudicial e até mesmo destrutivo, pois causa consequências durante sua vida inteira.



5. Corrupção

Corromper seus filhos é incentivá-los a práticas negativas como abuso de drogas ou álcool, tratar outras pessoas – e animais – de forma cruel, incentivar atividades criminosas, entre outros. Esse tipo de comportamento é totalmente abusivo, e deve ser parado.


6. Exploração

Explorar seu filho é manipulá-lo ou forçá-lo a fazer alguma coisa sem levar em consideração suas necessidades e o que é melhor para elas. Um exemplo desse comportamento é atribuir tarefas não apropriadas, como responsabilizar uma criança de 7 anos pelo jantar ou pelas roupas passadas. Responsabilizar as crianças por coisas que são feitas por adultos, principalmente por dinheiro, é um hábito abusivo.

__________


Direitos autorais da imagem de capa: ninamalyna / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.