• Loterias
  • Previsão do Tempo
  • Ciência
Facebook Twitter Instagram Pinterest
O Segredo
  • Últimas
    • Notícias
    • Economia
    • Esportes
    • Loterias
  • Famosos
  • Variedades
    • Adulto
    • Bem-Estar e Saúde
    • Espiritualidade
    • Horóscopo
    • Mundo Feminino
    • Receitas
    • Viagem e Turismo
    • Web Stories
  • Diversão
    • Filmes e Séries
    • Reality Shows
    • Televisão
  • Você
    • Colunistas
    • Comportamento
    • Família
    • Relacionamentos
  • Fé
    • Nossa Senhora
    • Oração do Dia
    • Versículo do Dia
  • Fique por Dentro
    • Aplicativos e Softwares
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Educação
    • Internet
    • Jogos
    • Perguntas Frequentes
WhatsApp
O Segredo
Home»Colunistas
Colunistas

Os quatro compromissos – um caminho de amorosidade e autoconhecimento

Daqui um mês completo 30 anos, a ansiedade deu lugar a paz. Muito provavelmente pelo caminho de estudos e autoconhecimento que decidi seguir. Finalmente eu consegui me abraçar de verdade, sabe? Mesmo quando os...

Juliana ManzatoJuliana Manzato08/01/2019Atualizado:19/10/20224 Min. leitura
Compartilhar Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link
Os Quatro Compromissos
Os quatro compromissos
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link

Daqui um mês completo 30 anos, a ansiedade deu lugar a paz. Muito provavelmente pelo caminho de estudos e autoconhecimento que decidi seguir. Finalmente eu consegui me abraçar de verdade, sabe?

Mesmo quando os obstáculos insistem em aparecer – e eles farão isso sempre, eu simplesmente me abraço e penso, “vai ficar tudo bem”. Sempre fica.

Antes, eu provavelmente culparia algum fator externo pelo obstáculo e me culparia logo em seguida. Pegaria o chicote da vida e ficaria me batendo, batendo, batendo, como se aquilo fosse culpa minha, e de verdade, não existem culpados. A gente adora jogar a culpa em alguma coisa, ao invés de encarar tudo como realmente é.

Não é fácil abraçar nossas piores sombras, mas é necessário. Acredita em mim, você vai se tornar uma pessoa melhor com você mesma. Todas nós temos uma garotinha medrosa, mimada e egocêntrica na nossa cabeça. Ela tagarela pra caramba e nos leva ao limite, deixando-nos exaustas, porque quer atenção o tempo todo. Sabe o que ela quer de verdade? Ser silenciada com um abraço. Não é brigar, não é gritar, não é colocar de castigo, é simplesmente abraçar e tratar com amor. Ela é uma parte de você.

E foi nesse caminho de abraços, amorosidade e autoconhecimento que cheguei a Don Miguel Ruiz e o seu fantástico livro, “Os quatro compromissos”. Tudo fez ainda mais sentido!

Os quatro compromissos vieram para a minha vida de maneira significativa. São eles:

  • Seja impecável com a sua palavra.
  • Não leve nada para o lado pessoal.
  • Não tire conclusões.
  • Sempre dê o melhor de si.

Os compromissos foram listados pelo povo toltecas, e no livro, Don Miguel, explica cada um deles de maneira impecável e coerente.

Não é religião, não é energia, é uma nova maneira de encarar a vida. E isso não significa que se comprometer a viver esses compromissos o fará mais ou menos feliz, a única certeza que posso lhe dar é que você será melhor para os outros e automaticamente para você.

Sobre ser impecável com a sua palavra. Você deve imaginar que palavras têm poder e não devem ser usadas de maneira leviana. Quando somos verdadeiros com as nossas palavras, somos, também, verdadeiros com os outros e nós mesmos. Diga somente aquilo que acredita e canalize suas melhores energias para isso. Não gaste tempo e pensamentos com palavras negativas ou julgamentos.

Sobre não levar nada para o lado pessoal. O julgamento do outro não é necessariamente para você. Não se você conseguir enxergar o outro numa relação de espelhos, ou seja, quando alguém fala de você, está expondo não você, mas ele mesmo. Assimilando isso você provavelmente se tornará imune a opiniões alheias.


Sobre não tirar conclusões. Aprenda a não projetar suas expectativas e vontades através de conclusões. Nenhuma verdade é absoluta. A energia se movimenta, muda. Ser transparente e claro com você mesmo – e com os outros – em todas as escolhas, faz sua vida ser mais simples, menos nebulosa ou cheia de mal-entendidos.


Sobre dar o melhor de si. Esteja presente de verdade em tudo que se propuser a fazer, do café ao relatório. Absolutamente tudo. Pode parecer insignificante num primeiro momento, mas dar o melhor de si é gratificante. No final de cada dia você vai querer ser ainda melhor.

Quando me comprometi em viver um dia por vez de maneira única, dentro desses quatro compromissos, percebi que a paz que a gente tanto procura está nas escolhas diárias que fazemos.

Você pode escolher entre a guerra interna ou o abraço. E vou lhe dizer com toda a sinceridade do mundo: nunca foi tão bom me abraçar e encontrar a minha maneira de ficar em paz.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / Imagens

abraço amorosidade ansiedade autoconhecimento caminho paz vida
Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link
Avatar De Juliana Manzato
Juliana Manzato

"Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Faz da vida poesia e textos. Muitos textos! Sonhos? Vive deles." - @donaoncinha - Snapchat: donaoncinha

AnteriorO que você viu primeiro? sua resposta revela qual é o desejo secreto que move o seu coração!
Próximo Seja o amor que o outro precisa, a união que você deseja e o interesse que você procura.

Mais Lidas do Dia

Psicóloga alerta sobre diagnóstico de Gagliasso e dispara: “não tem cura”

Psicóloga alerta sobre diagnóstico de Gagliasso e dispara: “não tem cura”

21/05/2025 15100 Vis.
Jovem causa espanto ao confessar motivo pelo qual matou aluna de 14 anos em escola

Jovem causa espanto ao confessar motivo pelo qual matou aluna de 14 anos em escola

21/05/2025 13300 Vis.
Cristiane Brasil afirma que Fábio de Melo é gay e revela suposto affair do padre

Cristiane Brasil afirma que Fábio de Melo é gay e revela suposto affair do padre

22/05/2025 7700 Vis.
Quem é o amigo de padre Fábio de Melo envolvido na polêmica em loja de Joinville

Quem é o amigo de padre Fábio de Melo envolvido na polêmica em loja de Joinville

21/05/2025 6900 Vis.
Últimas Notícias

  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Fique por Dentro

  • Aplicativos e Softwares
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Internet
  • Leitura
  • Jogos
  • Ciência

Variedades

  • Adulto
  • Animais
  • Animes
  • Bem-estar e Saúde
  • Cabelo
  • Filmes e Séries
  • Mundo Feminino
  • Tatuagens
  • Viagens e Turismo
  • Web Stories

HORÓSCOPO

  • Signos

VOCÊ

  • Colunistas
  • Comportamento
  • Família
  • Relacionamentos

NOSSOS SITES

  • Abrir.ME
  • Clima Mundo
  • O Amor
  • Signo

ESPIRITUALIDADE

  • Anjos
  • Energias
  • Horas Iguais
  • Lei da Atração
  • Simpatias
  • Sonhos
  • Numerologia

DIVERSÃO

  • Famosos
  • Televisão
  • Testes


O Segredo

Revista de opinião, notícias e entretenimento, sobre temas de relacionamentos, reflexivos, e fatos jornalísticos. Tudo em tempo real.

Este conteúdo tem caráter informativo e não deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional.

© 2025 Todos os direitos reservados para O Segredo.
  • Quem somos?
  • Correções e Atualizações
  • Publicidade
  • Propriedade e financiamento
  • Editoria
  • Privacidade
  • Ética

Digite e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.