4min. de leitura

Os significados profundos da imagem de Maha Kali em cima de Shiva:

Maha kali é cônjuge do Senhor Shiva. Ela é uma divindade. A Deusa da totalidade, absoluta em si mesma, portadora do Tempo que protege e ao mesmo tempo consome seus próprios filhos.

Lord Shiva é um dos principais deuses do hinduísmo e parte de trimúrti, a trindade divina hindu. Ele é o aspecto silencioso da Realidade Transcendental, e Kali é o aspecto dinâmico da Realidade Transcendental. A verdade só está completa quando o aspecto dinâmico e o aspecto silencioso trabalham juntos em harmonia. A história da deusa Kali é contada no Devi Mahatmya do Markandeya Purana.


A deusa Kali quase sempre é vista ajoelhada aos pés de Shiva, seu marido. No entanto, na imagem acima, ela é representada pisando em Shiva, e não é apenas um engano. Existe uma história que justifica isso.

De acordo com a história, Kali se sentia furiosa com os erros e injustiças que com tanta frequência eram cometidos na Terra. Por conta disso, ela queria terminar o mundo, e começou Tandava, uma dança poderosa para aniquilação do mundo.

A dança começou a provocar terremotos e destruições, e todos procuravam por abrigo, mas Kali não parava, sua fúria a tornava implacável.

Era compreensível que o mal tinha atingido um ponto crítico e precisava ser controlado, porém nem todas as pessoas mereciam ser punidas pelos erros de apenas algumas. Quando se incomoda a Mãe Natureza, ela se enfurece tremendamente e as consequências são imensuráveis. Shiva, marido de Kali, sabia disso e por isso deitou em seu caminho, acreditando que isso a impediria de seguir com seu plano de fúria. Kali então pisou em Shiva, e logo percebeu que era seu marido e se acalmou.


A sua esposa interior emergiu e então ela faz um carinho com a língua em Shiva, como um pedido de desculpas. Dessa maneira, a destruição total foi evitada.

Podemos fazer uma analogia dessa história com nossas próprias realidades. Muitas vezes estamos em situações de vida críticas em que perdemos o controle de nossas emoções e atitudes. Motivados por uma fúria, agimos com propósito de destruição, sem considerar o verdadeiro resultado de nossas ações e arriscando destruir belas coisas que conhecemos desde que chegamos a essa mundo.

Nesses momentos, é ideal que tenhamos alguém que nos ame ao nosso lado, porque o amor verdadeiro pode realmente salvar o mundo. Não precisa ser amor romântico, no entanto. Amor materno, paterno, fraterno, amor de amigo… O importante é termos alguém ao nosso lado que esteja disposto a fazer um sacrifício por nós.


Se você já tem esse alguém, valorize acima de tudo. Se ainda não tem, trabalhe essas qualidades em si mesmo e logo aparecerá alguém iluminado em seu caminho.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.