ColunistasReflexão

Os sonhos são a manifestação do inconsciente e estão ligados à realização dos nossos desejos.

Sonhos

Sonhando ou acordado? Como você tem se posicionado diante da vida?  



O pensamento do Psiquiatra Carl Jung representado nessa frase curta e paradoxal, revela a profundidade dos fundamentos da vida, e nos faz pensar em como nos posicionamos em relação a nossa própria existência. Deixo aqui minha compreensão a respeito da referida frase.

Sonhar

Os sonhos são também a manifestação do inconsciente e estão diretamente ligados a realização do desejo.


Na maioria das vezes os sonhos são de essencial importância e poderão nos ajudar a definir como iremos nos posicionar diante da vida.

Sabemos que de nada adiantaria apenas sonhar, mas o sonho precisa gerar em nós uma força motriz existencial, mas para que isso aconteça, precisamos estar despertos de consciência.

O grande problema é quando apenas desejamos e ficamos inertes, como no modo platônico, concebemos apenas no mundo das ideias, coisas que seriam ideais para nossa realidade.

Para Jung o sonhar é uma disposição do inconsciente cuja finalidade é a transformação de alguma atitude consciente.



Despertar

Os olhos são a lâmpada do corpo, significa dizer que quando olhamos para fora o nosso interior permanece escuro, há uma cegueira interna e não conseguimos enxergar o que há dentro de nós, pois estamos sonhando e desejando o que está a nossa volta… Recompensas materiais, poder, dinheiro, domínio, fama…

Porém quando olhamos para dentro de nós mesmos, DESPERTAMOS para a vida, pois nos enxergamos como verdadeiramente somos, e nesse processo de autoconhecimento, não temos tempo de tentar fazer com que as pessoas vejam algo que não somos.


O processo de despertar é inverso ao de sonhar, pois nele olhamos para dentro de nós, e lá dentro, as máscaras, desejos e armaduras que usamos no dia a dia, perdem completamente o sentido; ali estamos diante de nós mesmos, no verdadeiro encontro com o “ser”.

Essa é a tomada de consciência que nos permite o despertar para a realidade, que nos leva à transformação da atitude consciente, antes concebida apenas como desejo; mas agora, verdade encarnada que nos leva de volta para o chão da vida.

O relacionamento dos sonhos de cada signo do zodíaco:

Artigo Anterior

Seja positivo. Você é capaz!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.