4min. de leitura

Os três tesouros

Baseado em ensinamentos orientais antigos, este artigo é um chamado à reflexão sobre o que realmente devemos valorizar na vida.

Diz um ensinamento antigo: “Os tesouros da fortuna são bons, os tesouros da saúde são melhores e os tesouros do coração são o máximo”.


Baseado neste ensinamento, sabendo que nosso tempo neste planeta é breve o suficiente para aprendermos o básico de nossa evolução e sabendo que nossa evolução continuará quando nos desligarmos do plano físico, devemos refletir sobre qual tesouro será o mais valioso para nós.

Os tesouros materiais podem proporcionar uma vida de fartura material, porém não podem garantir os tesouros da saúde. Se refletirmos, concordaremos que o tesouro material, sem a bênção da saúde, é inútil, pois os benefícios que ele pode proporcionar não poderão ser desfrutados sem saúde. Fartura material atrelada ao sofrimento físico por uma saúde debilitada não tem sentido.

Quanto ao terceiro tesouro, citado anteriormente, aqueles que são guardados no coração, podemos dizer que são considerados o máximo por um simples motivo: porque são os únicos que poderemos levar conosco quando nos desligarmos do plano físico. Os tesouros do coração não têm prazo de validade e são eternos.


A fortuna material e a saúde física são tesouros temporários e ficarão no planeta, servem a um propósito por tempo limitado, enquanto os do coração são conquistas, são valores que não podem ser retirados de nós, uma vez que os conquistarmos.

Então, como podemos aproveitar ao máximo os três tesouros?

A fortuna, se utilizada para causas nobres, que possibilitem crescimento espiritual e evolução do bem coletivo, acima do individual, e não desencadeiem o crescimento do ego, mas do altruísmo, do bem e da paz; se utilizada com sabedoria, pode ajudar a conquistar grandes benefícios durante a passagem física do ser humano. Porém, quando mal utilizada e usada indevidamente para inflar o ego daquele que a possui, realçando seu lado negativo, pode ser causa de grandes desperdícios e perdas evolutivas.

A saúde física é, para nós encarnados, um tesouro muito útil ao nosso momento na terra, porque ele nos garante a liberdade de agir e interagir com a humanidade e realizar nossos propósitos de vida, salvo em casos que, por motivos de carma pessoal, assim esteja determinado para evolução do ser.


Os tesouros do coração são aqueles que o divino mestre Jesus veio nos ensinar, aqueles a que ele se referiu e que precisamos obter para entrar no reino de Deus. Portanto, de todos os tesouros, eles são os mais importantes, pela grandeza do que podemos conquistar se os guardarmos com sabedoria. São nosso passaporte de evolução e nos darão acesso aos níveis mais elevados no plano de Deus.

Que esta reflexão sirva para avaliar o que cada um realmente deseja conquistar e alcançar.

Qual tesouro você já possui? Qual tesouro você quer conquistar?

Sejam felizes, aproveitem seus tempos, suas chances, conquistem seus tesouros e use-os com sabedoria.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / lakhesis





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.