Os vários significados que damos à vida…

3min. de leitura

Mesmo com tantas frases prontas é difícil encontrar uma que defina exatamente a vida. Até porque de exata ela tem muito pouco. A vida costuma ser imprecisa, ambígua, por vezes vaga diante da nossa compreensão. E ao mesmo tempo tão cheia de significados.



Costumamos gostar do jeito que levamos nossa vida e também já pensamos em tê-la parecida com a de outros, ou então, que nunca passemos perto de alguns tipos de existência. Vidas caras e vidas boas. Vidas duras e vidas mal vividas. Uns dias tristes, outros bem melhores.

Sua origem levanta questões, filosóficas, religiosas, científicas. Sentimos saudades da vida que passou, da vida que projetamos, da vida que acreditamos que virá ou que não temos. Ela é evolução, aperfeiçoamento intelectual, autossuficiência? Eis a questão, mas não queremos respostas difíceis para a vida.

É engraçado que quando as coisas vão bem, costumamos dizer aos outros que tudo vai passar, deixamos registrado em nossas redes sociais o quanto viver é simples, fácil. Mas do contrário, nós a questionamos, nós nem a consideramos tão simples e vamos atrás de entendimento para o que estamos sentindo ou passando.


A vida somos nós e nós mesmos, e o mundo. E um monte de outras vidas e outros mundos. O aqui e o agora e talvez não seja nada disso. Não, não dá para defini-la. A gente não sabe onde vai parar ou chegar, ou se deve insistir e continuar. A gente realmente não sabe, ou pelo menos, não tem certeza.

Carregamos algumas bagagens pelo caminho, e damos um peso à vida. Quando descarregamos algumas coisas, ela já se torna leve e com novos espaços e compartimentos. E vamos enchendo esta mesma vida de outros sentidos, teorias e dúvidas.

Editamos, deletamos, refazemos. E em cada uma destas fases há uma história contada com palavras diferentes, sentimentos diferentes, algumas hipóteses e tantas indagações.


Esse estado de atividade incessante é realmente interessante. Pode ser regido por forças externas, internas, por muitas forças, por outras vidas. Pode ser muita coisa, ou algo simplificado dependendo do que colocamos em nossa mente. E já que precisamos conduzi-la, que seja levada com bom senso, de humor, claro.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.