6min. de leitura

Ou você toma posse de si, ou o mundo se apossa de você!

A verdade é uma só: ou você toma posse de si, ou alguém vai tomar posse por você.

Cada um de nós carrega uma verdade. Está no mundo, faz parte no mundo, mas não é o mundo! Cada ser em si é único, incomparável, uma peça exclusiva do tecido existencial. Isso não significa que é mais, porém isso também não significa que é menos. Qualquer comparação é vaidade, é arrogância, é o ego tentando dirigir a sua mente. Somos quem somos, e cada um é o que é, e é especial exatamente por isso.



Por sermos únicos temos gostos únicos, maneiras singulares de ver as coisas, hábitos diferentes dos demais.

Para ser feliz é preciso ter posse de si. Porque se você não tiver posse de si, alguém vai ter.

Pode ser uma pessoa, uma organização (como a família), uma coisa, ou uma ideia. Mas alguém vai dirigir a vida que você não está dirigindo. Porque tomar posse de si é isso: assumir o controle da sua vida.

Quais são seus gostos? Suas ideias? Seus sonhos? Suas vontades? Seu jeito?


Quando você os assume, você mostra que quem manda dentro de si mesmo, é você!

Estar em posse de si mesmo é jamais deixar de correr atrás dos seus sonhos pelo medo. É saber dizer sim, e também dizer não, sem sentir vergonha disso. É não deixar ninguém lhe por pra baixo, com atitudes ou palavras. É jamais cair no absurdo de se comparar, sabendo que você é único no mundo. Ter posse de si é ter a ousadia de se amar, de fazer o que gosta, sem deixar que o mundo o constranja. É procurar ouvir a aprovação interior mais que os aplausos do mundo. É saber se posicionar, ser firme, íntegro e verdadeiro. É sempre alimentar a autoconfiança, sabendo que existem limites, existem processos, mas que jamais existirão barreiras que o impeçam de ser feliz.

Ter a posse de si é ser convicto do que se quer, do que acredita e, acima de tudo, do que sente!


Quantas vezes o mundo não tentou semear a maldade em você? A dúvida? Tentou colocá-lo para baixo? Diminuí-lo? Quantas vezes as pessoas não tentaram constrangê-lo? Fazer acreditar que seus sonhos e suas vontades eram erradas?

Todos os dias o mundo tenta tomar posse de você. Tenta lhe dizer como você deve ser, andar, vestir, os sentimentos que deve ter, as coisas que precisa fazer, os objetos que precisa comprar, a maneira com que deve se comportar, a forma com que deve agir, as medidas que precisa se adequar, as ideias que precisa aderir…

Ah meu bem, o mundo vai sempre tentar dominar você: as suas palavras, os seus sonhos, o seu coração!

É preciso ter a firmeza de ser você mesmo.  Aquela firmeza inabalável, que mesmo diante do medo, da insegurança, da tristeza continua a passos firmes, comprometida na promessa inquebrantável de ser feliz.

Ter posse de si não significa ser rebelde em tudo, brigar com o mundo a força, desrespeitar pessoas ou não ouvir ninguém. Ter posse de si é ter uma peneira, que filtra o mundo. Que ouve o que os outros dizem, mas que reflete sobre o que realmente é melhor para si. Ter posse de si é encarar o mundo, sem absorver o mundo. É ponderar, pesar na balança, e lembrar que existe alguém que mora aí dentro que sempre precisa ser consultado. Tem posse de si aquele que não se deixa levar facilmente, que não é um fantoche da sociedade e que sabe se amar de verdade.

Perceba quantas vezes você deixou de fazer o que queria por causa da maldade que os outros plantaram em você. Lembre-se das vezes em que outras pessoas tentaram lhe podar, cortar as suas asas, mandar em você. Recorde-se das diversas ocasiões que as palavras de alguém te feriram, fizeram você se sentir um lixo. Tudo isso é porque você deu esse poder a essas pessoas. Permitiu que elas tivessem posse de você, da sua mente, dos seus sentimentos, das suas emoções, do seu corpo…

A partir de hoje, comprometa-se a não deixar mais que façam isso com você. Tome posse da sua vida, dos seus pensamentos e do seu coração.

É preciso ter essa firmeza, essa posse e essa convicção. Porque é delas que provém a força que o impulsionará rumo à felicidade.

Você é seu: nunca se esqueça disso!

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 24/07/2017 às 6:58






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.