4min. de leitura

Ouvir a voz da mãe ao telefone é tão reconfortante quanto o seu abraço, estudo mostra

Os abraços de nossas mães são os melhores remédios que existem!

Não importa quão difícil seja a situação pela qual passamos ou o quanto nossos corações parecem estar despedaçados, sentir os braços de nossas mães ao nosso redor nos faz renovar as esperanças e acreditar que o melhor ainda está por vir, mostrando-nos que nunca estaremos sozinhos.


No entanto, nem todos nós podemos abraçar nossas mães sempre. Seja porque moramos longe ou porque a rotina pesada da vida adulta nos impede de passarmos um tempo ao seu lado todos os dias, acabamos por sentir falta desse reforço positivo que elas nos fornecem através de seus carinhos. Mas existe uma maneira de compensar essa falta.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, as ligações telefônicas são uma grande ajuda para quando não conseguimos receber os seus abraços. 

O estudo mostrou que ouvir a voz de nossas mães pelo telefone é tão reconfortante quanto abraçá-las. Uma grande notícia para quem está longe, mas não quer deixar de fortalecer o vínculo com elas!

Participaram do estudo 61 meninas, com idades entre 7 e 12 anos. Os pesquisadores analisaram a reação de cada uma delas ao falar com suas mães, depois de terem experimentado momentos de estresse, devido a um teste de aritmética em público.


As meninas, então, foram divididas em 3 grupos. O primeiro grupo se encontrou com as mães, e recebeu um carinho e conforto delas. O segundo grupo recebeu uma ligação telefônica das mães. Já o terceiro grupo assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro, por cerca de 75 minutos, sem ter nenhum contato com a mãe.

Os resultados encontrados mostraram que aquelas que tiveram contato com as mães por telefone, enviaram estímulos pelas orelhas ao cérebro muito similares àquelas do grupo que esteve com as mães e recebeu carinho delas.

O estudo também mostrou que os dois primeiros grupos obtiveram um aumento idêntico no nível de ocitocina. Já as meninas do terceiro grupo não experimentaram nenhum aumento do hormônio.


O estudo fornece uma descoberta preciosa! Se algum dia você estiver triste ou sobrecarregado por uma situação de estresse ou cansaço, mas não tem sua mãe por perto, ligue para ela, mesmo de longe ela ainda será capaz de fazê-lo sentir-se melhor!

As mães são realmente preciosas e nos fazem bem de longe ou de perto. De quantas outras pessoas em nossas vidas podemos dizer o mesmo? Valorize sua mãe!

O que achou da notícia? Acha que as ligações realmente ajudam? Deixe um comentário abaixo com sua opinião e compartilhe a notícia com os amigos!






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.