Paciência! A pressa é inimiga da perfeição!

Segundo o dicionário, paciência consiste no autocontrole emocional do ser humano, ou seja, quando este suporta situações desagradáveis ou ruins com terceiros, sem perder a calma.

Mas que atire a primeira pedra quem nunca buzinou freneticamente em uma via congestionada ou “xingou” a fila que estava enorme no caixa do supermercado ou do banco, ainda mais quando estavam com o sistema lento?!

Eu sei… é difícil se controlar. Ainda mais agora. Desejamos ter tudo no mesmo momento.

Acredito que a paciência seja o mais difícil de se ter nos dias atuais. Estamos tão obcecados com o trabalho, com pressa de fazer tudo rápido e obter resultados bons, que não nos damos conta do que estamos nos tornando.

Parecemos crianças aborrecidas por não conseguirmos esperar o momento e o tempo certo para as coisas acontecerem. Talvez nos comparar às crianças seja um equívoco, afinal, elas são assim porque aprendem conosco.

A paciência é um dom, e não aquilo que já nasce em nós, porque, sinceramente, acredito que já nascemos apressados demais, correndo contra o tempo (risos). Ela tem de ser lapidada dentro de nós e cuidada para que os infortúnios do dia a dia não a destruam.

Estamos cada vez mais frágeis, zangados e frustrados.

Quantas vezes assistimos nos noticiários discussões entre vizinhos que acabaram em tragédias?!

Tudo porque além de não se suportarem, sabe-se lá o porquê, não tinham paciência um com o outro e tentavam provar quem tinha a razão.

É isso que estamos vivendo e vai continuar acontecendo enquanto não tomarmos uma atitude. Uma simples atitude.

É preciso ser mais flexível.

Eu sei que você chega em casa cansado, após um longo dia de trabalho, mas tenha paciência com seus filhos, eles são reflexo de você amanhã e, infelizmente, vamos acabar mais impacientes e frustrados.

Reserve um tempo para você, o mínimo que seja e contemple a sua vida.

Ela é um bem, o mais precioso que Deus lhe deu. Pense nas outras pessoas, sem rancor ou ódio. Imagine-as como você.

Sei que andamos contando as horas e os minutos para a realização de nossas tarefas, mas vá com calma. Tudo tem seu tempo, nada se move ou acontece na hora errada.

E lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. Às vezes cometemos bobeiras por não ter o mínimo de paciência de esperar as coisas acontecerem.

E, se você agir com mais paciência na sua vida, com certeza terá bons resultados!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: mangostar / 123RF Imagens



Deixe seu comentário