Amor

Padre e freira abandonam o clero para viver história de amor: “Eu não queria uma vida sem ela”

Foto: Reprodução
capa site Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Eles eram jovens quando se conheceram, Mercedes Tarragona tinha 22 anos e Daniel Genovesi, 26, que escreveu um livro autobiográfico sobre o romance dos dois.

As histórias de amor dos casais costumam acontecer de maneiras diferentes, e cada um tem registrados na memória aqueles momentos mais significativos. O que para alguns pode parecer empecilho, para outros significa força e potência, e é justamente por isso que cada narrativa é única, assim como cada pessoa envolvida.

Aos 22 anos, Mercedes Tarragona era freira na congregação Mercedarias del Niño Jesús, em Córdoba, na Argentina, quando conheceu Daniel Genovesi, um padre católico de 26 anos. Os dois viram seus caminhos se cruzarem quando se mudaram para a Província de Santa Fé, segundo reportagem do tabloide argentino La Nación.

Daniel era secretário do bispo, e Mercedes se viu completamente atraída pelo colega do clero enquanto eles trabalhavam juntos com os jovens da diocese. Eles começaram a se ver com certa frequência como amigos em outras ocasiões, fora também do ofício religioso, e a jovem freira acabou percebendo que um forte sentimento se apoderava dela e de seus pensamentos.

Como estava no convento desde os 17 anos, Mercedes conta que não sabia exatamente o que eram aqueles sentimentos que floresciam, principalmente porque na época muito pouco se falava sobre emoções. Ela começou a sentir que algo muito bonito estava iniciando, como se ela e Daniel fossem amigos espirituais, assim como Santa Escolástica e São Bento, mas ela não percebeu que era amor o que nascia, caso contrário, conta que teria cortado o contato logo no início da relação.

2 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Para Daniel, o carinho e o amor foram crescendo na mesma medida, conforme trabalhavam juntos, mas que ele também não sabia o que estava prestes a acontecer. Feliz e realizado aos 26 anos com sua vocação, com a atuação na comunidade e as atividades que exercia, ele explica que não estava preparado para conhecer Mercedes naquela ocasião.

Explica que tinha entrado no seminário ainda adolescente e nunca tinha namorado ou visto um sentimento crescer por uma pessoa do sexo oposto. Dessa forma, assim como Mercedes, ele não percebeu que o que estava nascendo entre eles era paixão e amor. Como não sabia o que estava acontecendo, Daniel percebia que sentia apenas muita vontade de estar sempre ao lado da irmã da congregação.

3 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Seis meses depois que se conheceram, Daniel acordou em uma manhã de Natal com uma súbita vontade de ligar para Mercedes, mas não conseguia explicar o motivo de seu impulso. Eles continuaram se encontrando com frequência, mesmo em situações que não precisariam se ver, e Daniel revela que eles possuem pilhas de anedotas de momentos que se reencontravam, mas que não eram organizados.

Com aquela profusão de sentimentos, Mercedes se sentiu desconfortável em seguir fazendo parte do convento, e optou por sair do sistema religioso, acreditando que nunca mais voltaria a cruzar com Daniel. Porém, algum tempo depois, ele ligou para a amiga, oferecendo um trabalho em Venado Tuerto, na diocese, com a permissão do bispo. Como já não era mais uma freira, ela concordou, mas foi ao encontro do padre com receio de que, quando a visse sem o hábito, acabasse percebendo que não tinha mais sentimentos.

4 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Como se apaixonou por Mercedes quando era freira, a única coisa que tinha visto eram suas mãos e seu rosto, por isso conta que o que mais importava era o jeito dela, e não as roupas que usava. Eles trabalharam ali juntos por um tempo, mas Daniel explica que percebeu que ela tinha abandonado tudo para viver em seu mundo, e que tinha chegado a hora de ele também deixar o mundo que conhecia de lado para juntos começarem uma nova história.

Mercedes acabou dizendo que ia se mudar da cidade onde estava vivendo perto de Daniel, porque para ela era extremamente complexo lidar com aquela situação emocional. Esse foi o momento em que ele percebeu que não queria uma vida longe dela, e tomou a decisão de abandonar a batina, demitindo-se do clero.

5 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Uma semana depois de pedir sua demissão, ele e Mercedes começam uma vida juntos, como casal, mas não sabiam por onde começar, com o que trabalhar e nem sequer onde viver. Eles optaram por um lugar que lhes permitisse começar a vida do zero, e foram morar em Buenos Aires, onde começaram a estudar e trabalhar.

O casal acabou percebendo que, fora da vida espiritual, eles não sabiam nada do mundo, nem sequer como se vestir, como combinar as roupas, como arrumar o cabelo, que músicas ouvir, mas receberam ajuda de um amigo de Daniel, apresentando a nova realidade aos dois. Conforme iam aprendendo os signos sociais, sobre amizade e sobre a vida em geral, sentiam medo de não saber como seria o futuro.

6 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Poucos meses depois, eles acabaram perdendo o primeiro filho, apenas duas horas depois do seu nascimento, deixando aquele primeiro momento ainda mais difícil para os dois. Mas eles se dedicaram durante sete longos anos, e aprenderam a trabalhar, a viver como casal, a cuidar da vida afetiva e até de como manter a intimidade em um casamento. Após esses anos iniciais, Daniel voltou a sentir necessidade de cuidar da parte espiritual, sentindo o chamado ao sacerdócio.

Porém ele ficava pensando como poderia ser um sacerdote sendo casado e pai de duas filhas, María Carla, hoje com 26 anos, e Camila, de 23. Foi quando viu uma porta se abrir na igreja anglicana, percebendo que ainda existiam possibilidades de trabalhar a parte espiritual enquanto mantinha sua vida pessoal. Mercedes ficou um pouco receosa no início, mas assim que escolheu frequentar o local, foi recebida sem julgamentos, sem acusações, mantendo sua dignidade e integridade.

7 Padre e freira abandonaram o clero para viver historia de amor Eu nao queria uma vida sem ela

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Atualmente, Daniel trabalha como bispo anglicano no Uruguai, para onde se mudaram em 2018, logo depois de comemorar bodas de prata. “Quando você toma uma decisão, abrem-se portas que nunca teriam sido abertas se você não tivesse tomado essa decisão”, explica. Além do amor que alimentaram ao longo dos anos, eles se esforçaram muito para chegar aonde estão.

Eles vivem em Punta del Este, onde fundaram o Soul Institute, uma organização de terapeutas que ajudam pessoas do mundo inteiro a terem vida plena. O bispo anglicano estudou psicologia, tem MBA em gestão de recursos humanos e é professor de teologia e filosofia. Mercedes é formadora do Programa Parentalidade Mãe União e especialista em psicogenealogia e mestre em programação neurolinguística.

0 %