Família

Pai aos 16 anos, Ravi, de “Um lugar ao Sol”, fala sobre sua paixão pela filha

capa site Pai aos 16 anos Ravi de Um Lugar ao Lugar ao Sol fala sobre sua paixao pela filha

Juan Paiva conta um pouco sobre o que passou quando descobriu a gravidez precoce de sua companheira Luana Souza.

A maternidade e a paternidade exigem um complexo de comportamentos dos indivíduos, incluindo maturidade e compromisso com a criação e educação infantis. Dados do Ministério da Saúde, reunidos pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), apontam que a cada ano, 19 mil bebês nascem de mães entre 10 e 14 anos de idade.

Uma das melhores maneiras de evitar a gravidez precoce é oferecendo educação integral em sexualidade para que jovens saibam dos riscos de manter relações sexuais sem proteção, além disso, discutir violências e abusos que meninas passam também pode mostrar soluções para a questão da gestação inesperada.

O relatório sobre a Situação da População Mundial do Fundo de População da ONU aponta que a cada mil adolescentes brasileiras, 53 engravidam, um número acima da média mundial, que fica em 41 a cada mil. Esses números indicam grande dificuldade em fortalecer as trajetórias dessas adolescentes, além dos direitos e da saúde, principalmente porque a maioria é não intencional ou resulta de abusos e violência sexuais.

As consequências mais gerais da gravidez não intencional na adolescência, especialmente em contextos de políticas públicas pouco abrangentes, costumam incluir a interrupção ou o abandono escolar, o atraso ou a inserção não qualificada no mundo do trabalho e uma continuidade do ciclo intergeracional de pobreza e desigualdade.

O ator de 24 anos, Juan Paiva, que brilhou no papel de Ravi em “Um lugar ao Sol”, falou um pouco sobre o processo de encarar a paternidade tão cedo. Casado há oito anos com Luana Souza, eles se conheceram na escola, e a jovem engravidou sem nada planejado. Aos 16 anos, ele tinha se tornado pai e teria de encarar a responsabilidade de criar um indivíduo, algo de que muitos homens preferem se esquivar.

2 Pai aos 16 anos Ravi de Um Lugar ao Lugar ao Sol fala sobre sua paixao pela filha

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anjupaiva

Segundo reportagem do UOL, Juan ficou preocupado quando descobriu que a companheira estava grávida, achando o momento desesperador. Para conseguir lidar com tudo, ele e Luana decidiram viver um dia de cada vez, contando com o apoio da família, uma ferramenta essencial para que Analice, hoje com 7 anos, tivesse um crescimento saudável.

3 Pai aos 16 anos Ravi de Um Lugar ao Lugar ao Sol fala sobre sua paixao pela filha

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anjupaiva

Juan considera que hoje em dia a fase já seja mais tranquila, em que Analice já busca mais autonomia e independência, querendo aprender a ler e a escrever, o que provoca orgulho e emoção no pai babão. O ator e a companheira conversam muito, e mesmo quando as opiniões são contrárias, ainda assim eles colocam o respeito em primeiro lugar.

4 Pai aos 16 anos Ravi de Um Lugar ao Lugar ao Sol fala sobre sua paixao pela filha

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anjupaiva

Luana, Juan e Analice acabam formando um “bondezinho”, como conta o ator, e eles buscam caminhar e crescer juntos, reforçando ainda mais seus laços. O ator conta que brinca com a filha, mas sabe quando precisa falar sério, principalmente porque sabe dos desafios de orientar um indivíduo. Mas foi a criação da filha que lhe deu maturidade e responsabilidade.

5 Pai aos 16 anos Ravi de Um Lugar ao Lugar ao Sol fala sobre sua paixao pela filha

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anjupaiva

Analice também fala exatamente aquilo que pensa, e sempre que vê o pai “pisando na bola”, faz questão de deixar claro que não aprova tal comportamento. Para Juan, por mais que ela tenha pouca idade, ele gosta de ouvir, isso porque sabe que está sendo sincera, além de estarem crescendo juntos. Para o pai, o melhor é que os dois serão jovens juntos, podendo aproveitar grande parte desse caminho juntos.

Na novela, Juan viveu o personagem Ravi, irmão de consideração de Christian, um dos gêmeos interpretados por Cauã Reymond. Assim como na vida real, o personagem de Juan também se torna pai, e ele conta que emprestou um pouco dos conhecimentos para a trama, o que colaborou na boa recepção do público.

0 %