Notícias

Pai dorme sobre bebê de 3 meses. Criança morre

capa Bebe de 3 meses morre apos pai se virar e dormir sobre a crianca

A criança foi socorrida pelo Samu, mas acabou morrendo.

Cuidar de recém-nascido não é fácil, muitas dúvidas acompanham os pais, as mais frequentes são sobre os cuidados: qual posição o bebê deve dormir, como diferenciar o choro de dor do de fome, quanto ao tempo de mamar, o que fazer no caso de engasgo. Todo o cuidado é pouco quando se tem um bebê, pois qualquer descuido pode se transformar em tragédia.

No último domingo (16), um caso chocante aconteceu no bairro Braz, município de Avaré, no interior de São Paulo. Um bebê de 3 meses morreu porque seu pai se virou na cama e dormiu sobre ele.

De acordo com o G1, no boletim de ocorrência, os pais do bebê disseram que ele foi colocado para dormir entre eles, mas durante a noite, o pai se virou em cima dele, que morreu asfixiado. Ainda segundo informações do G1, o casal revelou que ao acordar constatou que ele estava morto.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas o bebê  chegou morto ao pronto-socorro municipal. O Conselho Tutelar também foi acionado.

A Polícia Militar não percebeu sinais de violência no bebê; seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) para o exame necroscópico.

Depois do depoimento à polícia, os pais foram liberados. Segundo o Metrópoles, o caso foi registrado como morte suspeita/acidental, pelo plantão da delegacia seccional da cidade, e a ocorrência encaminhada para o 2º Distrito Policial.

Alguns cuidados com bebês nos primeiros meses de vida

Em entrevista, o pediatra Paulo Borcher, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), para o Portal Drauzio Varella, revelou alguns cuidados que os pais devem ter com os bebês nos primeiros meses de vida.

O bebê não deve dormir na cama dos pais, o pediatra sugere que, nas primeiras semanas o bebê durma em berço ou carrinho, no quarto dos pais, pois os sons que ele emitir, no caso do engasgo, são sutis e difíceis de ser escutados a longa distância.

Outra recomendação do pediatra é que a criança sempre durma de barriga para cima, pelo menos até o quinto. Ele desaconselhou usar travesseiros, protetores de grade, cobertores, colchas, bichinhos de pelúcia e outros objetos de decoração, que podem provocar o sufocamento do pequeno.

Sobre diferenciar o choro de dor do choro de fome, para o pediatra, o bebê chora apenas quando algo o incomoda, no caso de frio ou calor, também por conta do excesso de roupas. O que costuma incomodá-lo bastante é a cólica, fralda muito úmida, com fezes ou urina, ou quando sente fome, e neste último caso, ele costuma ser inconsolável, e só se acalma depois de alimentado.