Palavras que têm o poder de curar…



Você já teve a sensação de que precisava muito ter uma conversa com alguém e ao mesmo tempo uma outra parte de você a julgou insensata?

Essa é uma sensação que eu conheço bem até demais!

Antigamente eu passaria anos brigando por receber um pedido de desculpas. Eu precisei que meu mundo viesse abaixo para perceber que eu tinha me transformado em um poço de raiva e amargura, destruindo tudo que cruzava o meu caminho.

Eventualmente, eu percebi que eu precisava me libertar do papel de vítima.

Durante muito tempo, eu pensei que tivesse feito isso, mas, recentemente, eu me vi sofrendo por ressentimentos que estavam gravados no meu subconsciente, e que uma parte de mim ainda queria ouvir as palavras pelas quais tanto briguei no passado – que eu sempre mereci respeito e amor, e não dor.

Então, eu coloquei tudo isso em uma carta que não pretendo enviar. Mesmo passando muitos anos em terapia, e colecionando livros de autoajuda, eu nunca fizera isso antes.

Essa foi a primeira vez que eu coloquei tudo pra fora. No título eu coloquei: “O que eu preciso dizer”, e eu terminei com as seguintes palavras:

“Eu escrevi essa carta por querer me curar por inteiro. Uma parte de mim acredita que isso seria muito mais fácil, se você pudesse me olhar nos olhos e dizer: “Perdoe-me”. 

Depois, lembrei-me de que eu escolhi parar de buscar um pedido de desculpas. Então, ao invés de pressioná-lo  para que isso aconteça, eu apenas direi que, por toda a raiva, o ressentimento, a amargura e crueldade que eu direcionei a você durante muitos anos, eu lhe peço perdão.



Essa não é a pessoa que quero ser. Eu não quero ser a vítima. Eu quero ser amável, ter compaixão e ser gentil. A pessoa que quero ser o perdoou, e se ama por ter feito essa escolha.”

De certa maneira, simplesmente, expressar esses pensamentos me fez sentir empoderada – e ainda mais confiante de que eu mereço respeito.

Eu não estou esquecendo de que fui machucada, eu estou escolhendo me curar. Eu estou escolhendo ser o tipo de amor que eu gostaria de receber. 

Poucas coisas nesse mundo são mais poderosas que isso!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: kiterin / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.