Espiritualidade

Palming: 7 passos que podem curar doenças da visão

Prana é a energia fundamental que vitaliza tudo no universo. É, em última análise, a energia da consciência propriamente dita, responsável por todos os movimentos neste mundo consciente.



Todos os sistemas de medicina atuam por meio de algum aspecto do prana, ainda que não compreendam o que vem a ser isso. Apesar de não ser reconhecido pela medicina alopática como uma entidade em si mesma, ainda assim, o prana afeta nossa vitalidade de diversas maneiras, as quais a medicina alopática descreve como circulação ou homeostase.

Portanto, poderíamos dizer que toda cura é uma cura prânica.

A cura prânica também está relacionada com o sistema da yoga. Esta não é apenas um sistema de exercícios, ou mesmo de meditação.


a-cura-dos-olhos-foto-de-capa-e-foto-de-dentro

É uma forma de trabalhar com as energias sutis do corpo e da mente, e a principal delas é o prana. Muitas das posturas/asanas de yoga e exercícios têm como objetivo melhorar a funcionalidade de órgãos específicos do corpo.

Neste artigo apresento os benefícios da Yoga para as doenças da visão. A yoga proporciona uma série de exercícios que melhoram o funcionamento dos olhos e ajudam a superar diversos problemas relacionados a eles, tais como:


  1. Miopia;
  2. Hipermetropia;
  3. Síndrome do olho seco;
  4. Outras doenças relacionadas ao olho;

Palming significa cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos. Este método tirado dos exercícios de yoga para os olhos é perfeito para o relaxamento de todo o corpo e a mente. Às vezes, leva alguns minutos para obter o nível de relaxamento necessário, mas, outras vezes, é quase imediato.


Exercício:


1 Sente-se confortavelmente em uma cadeira com as costas retas. Coloque os cotovelos sobre a mesa, em cima de um travesseiro ou cobertor para maior conforto.

011


2 Esfregue as palmas das mãos juntas, vigorosamente até sentir que esquentaram.


012


3 – Coloque as palmas suavemente sobre as pálpebras, sem qualquer pressão indevida. A mão esquerda deve estar sobre a direita.

013



4 – Sinta o calor e a energia sendo transmitida através das mãos para os olhos, relaxando-os.


5 – Os olhos estão sendo banhados em uma escuridão calmante. Mantenha-se nessa posição até que o calor das mãos tenha sido totalmente absorvido pelos olhos. O tempo pode variar entre 5 a 15 minutos.



6 – Em seguida, abaixe as mãos, mantendo os olhos fechados.


7 – Novamente esfregue as palmas das mãos até que esquentem e coloque-as sobre os olhos fechados. (Repita este procedimento pelo menos 3 vezes.)


014


Benefícios:

Palming relaxa e revitaliza os músculos dos olhos; estimula a circulação do líquido aquoso que corre entre a córnea e a lente do olho; ajuda na correção da miopia; evita uma maior deterioração da visão.

Fontes:

Livro Hatha Yoga (Indra Devi)

Livro: PRANA – O segredo da Cura pela Yoga (Atreya)

Por Nina Greguer

Feliz aniversário de casamento, meu amor!

Artigo Anterior

Ninguém se cura ferindo os outros!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.