ColunistasEspiritualidade

Palo Santo, os benefícios de suas propriedades

Palo Santo

O palo santo é um tipo de madeira usada desde a Antiguidade, em cerimônias religiosas.



Diversas culturas se beneficiavam das propriedades desse incenso natural, entre elas os incas, astecas e maias. Os xamãs a utilizavam como remédio e para curas espirituais. Atualmente, essa madeira faz parte de tratamentos terapêuticos, aromaterapêuticos, além de ser usada por curandeiros e em outros rituais. Aprenda com os especialistas do Astrocentro a usar o palo santo.

O que é palo santo?

Trata-se de um incenso natural utilizado para limpar e aromatizar ambientes. Antes de ensinar a usar o palo santo, vamos explicar o que exatamente é essa madeira e como ela é extraída. É oriundo de uma árvore silvestre, de mesmo nome, nativa da América do Sul, com forte presença em países como Peru, Venezuela e Equador. Todo o processo de extração desse incenso é realizado da forma mais natural possível, sem agredir a natureza. Para que a resina seja retirada do tronco, é preciso aguardar que a árvore morra naturalmente. Além disso, depois de morrer, a árvore deve permanecer no local por cerca de 10 anos, curando-se no tempo. Só assim é possível extrair o verdadeiro palo santo.


Essa madeira é considerada sagrada por muitos povos; chegam a compará-la a uma fênix, já que passa por um processo de morte e renascimento. O aroma do palo santo é doce e macio, nem parece que é uma madeira que está sendo queimada.

Palo santo – para que serve?

O palo santo serve para diversas finalidades, entre elas:


  • Combater sintomas de doenças físicas.
  • Curas espirituais.
  • Tratamentos terapêuticos aliados a cristais, reiki.
  • Aumento da vibração energética.

  • Limpeza de ambientes contra energias negativas.
  • Limpeza de cristais.
  • Como repelente natural de insetos.

Como usar palo santo?

O palo santo pode ser adquirido em bastão, incenso ou serragem. Abaixo, mostramos como usar cada um.

Palo santo em bastão

Você sabe como acender o palo santo em bastão? O ideal é acendê-lo em uma chama. Basta segurar uma ponta do bastão e acender a outra em uma vela, isqueiro ou outra chama.


Na forma de bastão, o palo santo não se queima com tanta facilidade por ser grosso. Por isso, vá girando-o lentamente, para frente e para trás, para que ele vá se acendendo todo. Ao ver uma brasa queimando no bastão, assopre-a ou sacuda para facilitar o seu acendimento.

Assim que conseguir acender o palo santo, deixe-o queimando por 30 segundo, depois, sopre com força para apagar a chama e ficar apenas a brasa se queimando baixinho. Conforme ele for se queimando, você sentirá no cômodo um aroma suave e agradável.

Em seguida, você pode usar a fumaça do palo santo para o objetivo que deseja. Se for para limpeza de ambiente, ande com o bastão pelos cômodos da casa, espalhando a fumaça perfumada pelos ambientes, em todas as direções.

Se for usá-lo para meditação ou aromaterapia, coloque-o em um recipiente a alguns metros de distância de você. Respire o aroma enquanto medita, faz yoga ou relaxa, após um dia de trabalho.


Para purificar a sua aura, passe a fumaça por toda a extensão do seu corpo, diversas vezes. A cada passada do bastão, visualize todo o medo, ansiedade, estresse, raiva e sentimentos ruins se dissipando. Só tome o cuidado de deixar a fumaça alguns centímetros de distância da sua roupa e cabelos para não queimá-los.

E como usar palo santo para curas físicas? Basta inalar o aroma. A essência da fumaça age de forma semelhante à de cânfora e mentol, reduzindo sintomas, como náusea, sinusite e dor de cabeça. Mas lembre-se que você precisa inalar o aroma do palo santo, não a fumaça, hein.


Palo santo em forma de serragem


Como usar palo santo em serragem? Não é difícil, mas você vai precisar de outros materiais, como:

  • Folhas de arruda macho frescas.
  • Folhas de alecrim frescas.

  • Tigela de cerâmica.
  • Fósforos.

Coloque a serragem de palo santo, as folhas de arruda e as folhas de alecrim na tigela de cerâmica. Em seguida, acenda a mistura usando os fósforos. Sopre para apagar o fogo e deixar os materiais queimando apenas em brasas.

Prontinho! Agora é só colher os benefícios do aroma dessa fumaça, seja passando-a pelos cômodos da sua casa, por seu corpo ou respirando-o.


Palo santo em incenso

Você também encontra o palo santo em formato de incenso. Para utilizá-lo, você deve moer o incenso de palo santo e colocá-lo em uma tigela de cerâmica ou de lata. Se quiser ter um efeito mais intenso, misture também incenso de mirra e de sândalo na tigela. Acenda a mistura no centro do cômodo que quer limpar ou que irá fazer sua yoga, meditação ou onde irá relaxar. Concentre-se em pensamentos positivos, enquanto todo o incenso é consumido em brasas.

Como apagar o palo santo?

Para apagar o palo santo em bastão, você deve raspar a pontinha acesa em uma tigela de metal ou cerâmica. Para extinguir o fogo mais rapidamente, você pode jogar por cima cinzas ou areia. Já para apagar o palo santo em formato de incenso ou serragem, apenas jogue por cima da brasa as próprias cinzas ou areia.

Onde encontrar o palo santo?

O palo santo é vendido em lojas de aromaterapia, hipster, de artigos de medicina holística e estúdios de yoga e de massagem.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Puxar alguém para baixo nunca ajudará você a chegar ao topo!

Artigo Anterior

Banho quente queima tantas calorias quanto uma caminhada de 30 minutos, diz estudo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.