Notícias

“Pantanal”: Jove ainda não ganhou o carinho do público, que só tem olhos para o original

Foto: Reprodução
Pantanal cenas provam que Jove atual nao chega aos pes do original

Jesuíta Barbosa, novo ator que interpreta Jove no remake, enfrenta dificuldades para ganhar espaço no coração dos brasileiros.

A novela “Pantanal” original mudou todo o rumo da televisão brasileira e, logo na terceira semana, foi líder de audiência no horário em que era transmitida na TV Manchete. Não foi novidade para os telespectadores quando souberam que a TV Globo iria fazer um remake da novela, pois ela fez um sucesso enorme e até hoje é lembrada com carinho.

Com o sentimento de nostalgia, o público, agora, pode acompanhar a nova versão da Globo, que foi lançada em março, e relembrar de personagens tão marcantes como Joventino, mais conhecido como Jove. Atualmente, o ator Jesuíta Barbosa é quem está dando vida ao personagem, porém, está enfrentando certos desafios pois não soube cativar tanto o público, quanto Marcos Winter, o antigo ator que interpretou a primeira versão da novela.

Como é uma emissora diferente e época diferente, o novo Jove passou por algumas mudanças em suas características na novela e isso pode ter sido um dos motivos que levaram o público a estranhar e não se identificar com ele, tanto quanto o antigo. Nas redes sociais, muitos telespectadores comentam sobre o assunto e relembram cenas da primeira versão da novela, no qual Jove era mais engomado e aliado à comunidade LGBTQIA+.

Segundo informações da Splash, Jesuíta Barbosa não tem procurado saber sobre a repercussão do seu personagem, pois quando leu alguns comentários sobre Jove nas redes sociais, percebeu que estava sendo muito criticado e resolveu parar de ver, pois poderia sair prejudicado.

Imagem 1 Pantanal Jove ainda nao ganhou o carinho do publico que so tem olhos para o original

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @jesuitabarbosa)

Diferenças entre o personagem antigo e novo

1. Veganismo

O que mais chamou atenção do público brasileiro foi o veganismo do Jove atual, que negou o convite do pai, José Leôncio, que o chamou para comer durante um churrasco com a família. No roteiro, ele justifica que não come carne por causa da crueldade animal, dando um toque de atualização e representatividade animal. Na versão original, o garoto aceita o prato de churrasco, mas é repreendido por sentar de pernas juntas, já que a maioria dos pantaneiros sentam de perna aberta para demonstrar “masculinidade”.

2. Defensor da comunidade LGBTQIA+

Jove da novela original rebatia os preconceitos sobre sua masculinidade e sempre demonstrava ser um aliado da comunidade LGBTQIA +. Na novela, exibida em 1990, suas falas de apoio à comunidade tiveram grande impacto e visibilidade. Atualmente, as falas homofóbicas são enfrentadas com um pouco mais de firmeza, apesar de ser piada em certos momentos.

3. Aparência física

No remake deste ano, Jove tem cabelos ondulados e despojados e costuma usar camisetas coloridas, estampadas, de manga curta, além de também estar com a câmera, já que nessa versão é aspirante a fotógrafo. Na versão de 1990, no entanto, o personagem se apresentava mais engomado, com camisas sociais e cabelo com ondas lisas.

4. Deboche e sarcasmo

O antigo Jove, interpretado por Marcos Winter, era cheio de deboche e sarcasmo em suas falas. Até hoje ele é lembrado por várias falar engraçadas com o seu pai, que era super opressor e outros personagens da novela. Ele nunca abaixava a cabeça e vivia tirando Zé Leôncio do sério e não se importava com a opinião dos outros.

Feedbacks positivos para Jesuita Barbosa

Apesar de todos os comentários sobre as mudanças do personagem no novo remake da TV Globo, também tem parte dos internautas dando apoio ao ator. No Instagram de Jesuíta, é possível ver alguns deles: “Vc está excelente! Parabéns”, “Perfeita a sua atuação em Pantanal”, “Esse ator é maravilhoso , perfeito está fazendo o jove se tornar uma pessoa muito apaixonante não poderia ter escolhido ator melhor que esse Para fazer esse personagem”, disse alguns usuários do Instagram.

Novela Original

“Pantanal” foi ao ar no dia 27 de março de 1990 e finalizou em 10 de dezembro. Com o texto de Benedito Ruy Barbosa e direção geral de Jayme Monjardim, a novela foi o maior sucesso da TV Manchete e um dos maiores do gênero do Brasil. Ela foi um divisor de águas na história da televisão brasileira, e fez boa parte do público criar o hábito de trocar de canal.