publicidade

Papa Francisco pede que acolhamos avós e avôs solitários

O papa Francisco fez um pedido especial durante um discurso recente no Vaticano: que não nos cansemos de ensinar o Evangelho aos avós e idosos. Mais um grande ensinamento!



Podemos absorver muitos ensinamentos preciosos do papa Francisco para a nossa vida, ainda que não sejamos praticantes do catolicismo. Além de um líder humilde e generoso, o papa também é um ser humano exemplar, com isso todos podemos concordar.

Recentemente, em um discurso no Vaticano, durante uma recepção aos participantes do Primeiro Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos, ele fez um apelo especial aos fiéis sobre as pessoas solitárias, que são tratadas com descaso e abandono pela sociedade em geral.

A notícia foi divulgada pelo portal ACI, associação educativa sem fins lucrativos vinculada à Igreja Católica.


Durante esse discurso, o pontífice pediu que não nos cansemos de proclamar o Evangelho aos idosos e avós. Enfatizou que saiamos pelas ruas e paróquias à procura de idosos que vivem sozinhos e que estejamos sempre com um sorriso no rosto e o Evangelho na mão ao lidar com essas pessoas.

Em sua fala, o pontífice reforçou um dos maiores sentimentos dos idosos: a solidão. Ele apontou que a velhice é um privilégio, não uma doença, e que o sentimento de solidão pode ser curado com algumas coisas, como a caridade, a proximidade e o conforto espiritual.

Para ele, a vida é um dom e, quando é longa, torna-se um privilégio para nós mesmos e para os outros.

O papa Francisco comentou que a indiferença e a rejeição com as quais tratamos os idosos, na maioria das vezes, estão presentes não apenas na Igreja e que todos deve refletir sobre a velhice e apreciar o seu valor.


Também falou sobre os avós. Ele explicou que essas pessoas são muito importantes na introdução da crianças e jovens na fé, porque muitos pais, da atual geração, não têm formação cristã, por isso os avós podem transmitir esses conhecimentos aos netos.

De acordo com ele, os avós não são apenas pessoas que devemos ajudar e proteger, eles podem tornar-se protagonistas de uma pastoral evangelizadora, testemunhas privilegiadas do amor fiel de Deus.

Que grande ensinamento, não é mesmo?

O papa Francisco sempre encontra maneiras especiais de abrir nossos olhos sobre nosso comportamento e nos leva a refletir o amor de Deus e seus ensinamentos em cada uma de nossas atitudes.

Acolher os idosos e oferecer a eles o amor e o cuidado que merecem, reconhecendo os seus valores, é fundamental para criarmos uma sociedade melhor, na qual o respeito e a empatia estão sempre presentes.

O que achou desse ensinamento?

Comente abaixo sua opinião e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

 Direitos autorais da imagem de capa: divulgação.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.