Família

Papai orgulhoso. Príncipe Harry revela que Lilibet já deu os primeiros passos aos 10 meses!

Foto: Reprodução
capa site Papai orgulhoso Principe Harry revela que Lilibet ja deu os primeiros passos aos 10 meses

O duque de Sussex disse publicamente que Lilibet, sua caçula, tem como principal objetivo acompanhar o irmão mais velho, Archie, de quase 6 anos.

O nascimento dos filhos traz uma série de comportamentos que muitos pais nem sequer imaginavam serem possíveis, como se existisse um mundo para pais, mães e crianças à parte. Por exemplo, muitas famílias, mesmo sem perceber, ficam comparando os níveis de crescimento e desenvolvimento dos filhos, como numa espécie de “competição”.

Obviamente, que não existe competição alguma, e grande parte dos pais e mãe só saem falando quando os dentes nasceram, quando os filhos começaram a engatinhar, entre outras coisas, porque se orgulham de cada conquista dos pequenos. Mas esse comportamento não acontece só com as pessoas anônimas, muitos famosos mostram esse lado coruja com frequência.

Quem falou sobre o orgulho de um filho recentemente foi o Príncipe Harry, que não apenas enalteceu a pequena, como também se disse muito contente com as recentes conquistas de Lilibet. Com apenas 10 meses, segundo entrevista à People, ela conseguiu dar seus primeiros passinhos, emocionando a família toda.

“Suas prioridades atuais são tentar acompanhar o irmão; ela deu o primeiro passo há apenas alguns dias”, disse o duque de Sussex, de 37 anos. O filho mais velho, Archie, está prestes a completar 6 anos, e foi o que ajudou a irmã a conquistar essa importante marca, que a coloca ainda mais perto da liberdade da infância. Lilibet Diana, de 10 meses, entra na categoria dos bebês que começam a andar um pouco antes do tempo esperado, mas dentro num tempo-limite, de acordo com especialistas.

2 Papai orgulhoso Principe Harry revela que Lilibet ja deu os primeiros passos aos 10 meses

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @sussexroyal

Príncipe Harry e Meghan Markle estavam acompanhando os Jogos Invictus, um evento esportivo internacional para militares feridos e doentes, tanto em serviço quanto pela passagem do tempo. O evento recebeu esse nome como forma de demonstrar o espírito de luta dos militares, e foi fundado pelo duque de Sussex, que se inspirou nos Jogos do Guerreiro, dos Estados Unidos.

Os Jogos Invictus foram lançados em março de 2014 e receberam o apoio do prefeito de Londres, Boris Johnson, do Comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres e do Ministério da Defesa. O príncipe ainda garantiu que um de seus compromissos era não permitir que as tropas feridas sejam esquecidas ou abandonadas. Os jogos recebem tropas de vários países e acontecem em localidades diferentes, assemelhando-se aos Jogos Olímpicos.

3 Papai orgulhoso Principe Harry revela que Lilibet ja deu os primeiros passos aos 10 meses

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @sussexroyal

Harry afirmou que mal pode esperar para levar os filhos Archie e Lili para acompanharem a competição Invictus e ainda explicou que já chegou a apresentar ao primogênito o evento. “Mostrei a Archie um vídeo de basquete em cadeira de rodas e rugby dos Jogos Invictus em Sidney; ele adorou”, disse o pai.

Quando fundou a competição, Harry não era casado ou tinha filhos, e garante que toda essa mudança na vida pessoal fez do evento algo mais poderoso. “Quando eu estava no Exército, prometi a mim mesmo que sairia antes de ter uma esposa e filhos, porque não conseguia imaginar a dor de estar separado por tanto tempo durante o destacamento, o risco de possivelmente me machucar e a realidade de que a vida da minha família poderia mudar para sempre, se isso acontecesse”.

4 Papai orgulhoso Principe Harry revela que Lilibet ja deu os primeiros passos aos 10 meses

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @sussexroyal

Ele ainda acrescentou que sente muito respeito por cada membro da comunidade Invictus, que já experimentou em maior ou menor grau a separação e as provações físicas, sacrificando tudo em nome do serviço. Os Jogos ainda marcaram a primeira aparição pública de Meghan e Harry como casal, e cinco anos depois, ter a esposa ao seu lado, morando nos Estados Unidos, e ser pai de dois filhos, significam tudo para ele, explica.

“Crescer em um mundo mais justo, um mundo mais seguro, um mundo mais igualitário. Não vai ser fácil, mas eu nunca, jamais, descansarei até que eu, como pai, pelo menos tente fazer do mundo um lugar melhor, porque é nossa responsabilidade que o mundo seja do jeito que é agora”, finalizou o duque de Sussex sobre o futuro que pretende deixar para os filhos e todas as crianças.

Para os que acharam 10 meses muito cedo para uma criança andar, saiba que a idade está no espectro de tempo esperado. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), o desenvolvimento de cada bebê vai depender da singularidade de cada um, e esse processo de evolução vai ocorrer “de maneira dinâmica e é suscetível a ser moldado a partir de inúmeros estímulos externos”.

Especialistas ainda indicam que os primeiros passos de uma criança são dados por volta dos 12 meses, com margem de erro para mais ou menos tempo. Vale lembrar que a criança é capaz de atingir esse marco de desenvolvimento porque atendeu a todos os pré-requisitos necessários para poder andar, processo que tem início ainda no útero materno.