Comportamento

Para conhecer a rainha Elizabeth, é preciso se vestir de um jeito específico!

Foto: Instagram
Capa site Para conhecer a rainha Elizabeth e preciso se vestir de um jeito bastante especifico

É necessário seguir uma série de regras e protocolos — e sem contestações — para conhecer a monarca!

É fato que a realeza tem diversas regras, mas não são apenas os membros da realeza britânica que precisam obedecer a regras e protocolos na presença da rainha Elizabeth. É claro que, quando os plebeus pretendem se encontrar com a rainha, querem se mostrar elegantes, mas o que muitos não sabem é que para conhecê-la pessoalmente, eles também precisam seguir certos protocolos e tradições históricas.

De acordo com a BBC, o código de conduta das pessoas em ocasiões em que a monarca esteja presente é envolto por história e tradição, de modo a respeitar o que a rainha representa. Nos tempos medievais, os monarcas eram vistos como deuses, e até hoje são tratados como pessoas diferentes, separadas do resto, enaltecendo sua grandeza e poder.

Em um vídeo publicado no canal oficial da realeza, “The Royal Family Channel, no Youtube, Lucy Hume, a chefe de conteúdo da Debrett’s, uma empresa britânica de coaching profissional, revelou o código de vestimenta completo para quem quer conhecer a rainha da Inglaterra.

Imagem 1 Para conhecer a rainha Elizabeth e preciso se vestir de um jeito bastante especifico

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @theroyalfamily

Segundo a especialista, os homens devem usar roupas white tie, um dos trajes mais formais que existem, semelhante ao black tie, mas com colarinho. Além disso, o traje é caracterizado pelos coletes longos com cauda e lapelas pontudas. 

Já as mulheres devem usar um vestido longo, estilo cocktail, ou podem optar por um terninho em eventos formais com a rainha. Além disso, para visitas mais informais, durante o dia, o convidado pode usar algo semelhante ao que usaria em um casamento, mas com discrição e sem mostrar muita pele.

Imagem 2 Para conhecer a rainha Elizabeth e preciso se vestir de um jeito bastante especifico

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @theroyalfamily

O que é permitido fazer na presença da rainha

Segundo as informações de Lucy Hume, os convidados sempre devem chegar antes da realeza ao local do evento. Para cumprimentá-la, é preciso fazer do jeito certo, chamando-a de “Vossa Majestade” e posteriormente como “Senhora”. Você pode apertar a mão da monarca ou gesticular, abaixando-se e reverenciando-a de leve. 

Além disso, ao ser apresentado à majestade em um evento real, coloque-se em semicírculo e permaneça com as mãos vazias. Sente-se somente quando a rainha se sentar, coma somente quando a rainha comer e fale apenas quando ela se dirigir a você.

Imagem 3 Para conhecer a rainha Elizabeth e preciso se vestir de um jeito bastante especifico

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @theroyalfamily

O que não é permitido fazer na presença da rainha

Não aperte a mão da rainha se ela não oferecer a mão a você. O convidado de honra se senta à direita dela no jantar e é costume que ela comece a conversar com a pessoa durante o primeiro prato. Depois, a monarca muda sua atenção para a pessoa à sua esquerda. Então, sempre espere que a majestade inicie a conversa para você falar também.

Virar-se de costa para a rainha é considerado algo rude, então nunca o faça, além disso, é proibido deixar um evento antes que a monarca saia, a menos que a permissão seja concedida pelo seu secretário particular.

A fotografia não oficial também não é permitida nos palácios reais. E nunca faça perguntas pessoais ou “conversas fiadas”. O excesso de álcool também não é permitido, por mais nervoso ou excitado que você esteja por conhecer a realeza britânica.

Imagem 4 Para conhecer a rainha Elizabeth e preciso se vestir de um jeito bastante especifico

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @theroyalfamily

Essas são alguns dos inúmeros protocolos estipulados pela Família Real. Assim como a realeza britânica e a própria rainha Elizabeth têm regras, os plebeus precisam seguir o que é estipulado para estar presente no mesmo local que a realeza, assim todos estarão com os protocolos corretos para essa ocasião tão especial, que é conhecer a monarca britânica.