4min. de leitura

Para evitar decepções, diminua as expectativas

As expectativas são as maiores causas de nossas decepções.


Esperamos muito de nós mesmos, das outras pessoas e do mundo de uma maneira geral, e nem sempre as coisas acontecem da forma como desejamos. Nesses momentos, sentimo-nos traídos e de coração partido, sem saber como recomeçar e reencontrar o caminho certo.

Fantasiamos com amores perfeitos e eternos, com amizades inquebráveis, trabalhos incríveis e com vidas sem falhas. Indiretamente, impomos esses desejos a cada pessoa e situação que chega em nosso caminho, na expectativa de finalmente termos a vida que desejamos.

Temos dificuldade em compreender que a vida não tem a obrigação de seguir o nosso planejamento e que não é ela que deve se adaptar, mas nós.


Em alguns momentos, as decepções são inevitáveis, pois elas fazem parte da vida e, através delas, crescemos e nos aproximamos de quem devemos ser.

Há sempre algo que podemos fazer para evitar o sofrimento exagerado e diminuir as expectativas.

As coisas não vão deixar de acontecer como devem, apenas porque você sofrerá com isso. Uma pessoa que não pertence ao seu lado não vai permanecer apenas para que você não sofra, da mesma maneira que uma situação que lhe faz bem agora não se manterá a mesma para sempre, só para agradá-lo.

Tudo acontece devidamente como tem que acontecer, magoando-nos ou não, e é por isso que precisamos manter nossas expectativas sempre controladas, para que cada nova mudança não se torne lamentação e tristeza.


Quando nos libertamos das expectativas e aprendemos a receber as coisas conforme elas se apresentam, deixamos de sofrer por tudo, porque compreendemos que existe um significado maior por trás de cada encontro. Por isso, devemos aproveitar ao máximo as pessoas e coisas, enquanto ainda estão em nosso caminho, para que não haja arrependimentos quando cada um seguir para um lado.

Também entendemos que cada pessoa tem a sua história e papel a cumprir no mundo, por isso, desejar que permaneçam ao nosso lado por mais tempo do que se deve é uma atitude egoísta.

Nem todas as pessoas que passam por nossas vidas devem ficar, isso serve para coisas e momentos também.

Precisamos viver com menos apego, menos expectativas, porque a muda vida constantemente e quanto mais negamos fluir com ela, mais sofremos.

A expectativa é o caminho mais rápido para a decepção. Não fantasie sobre como as coisas devem ser, apenas aceite-as da maneira que chegarem a você e faça o melhor enquanto ainda permanecerem ao seu lado. É assim que criará uma vida de verdadeiro valor!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Matthew T. Rader/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.