Caminhar nos cura e nos ajuda a abrir nossas mentes, limpar as nossas ideias, e sair da rotina de nossas vidas diárias. É um ato simples, mas libertador, tanto física quanto psicologicamente.
A verdade é que caminhar e fazer outros exercícios físicos diários nos ajuda ativar-nos nós e recuperar uma vida produtiva e emocionalmente satisfatória. Por exemplo, a caminhada pode ajudar a parar de perpetuar um estado de limitação de humor, que faz a pessoa se sentir mal.
Neste sentido, graças à estabilização e perseverança de um hábito tão saudável como caminhar, a pessoa se livra dos pensamentos negativos e emoções dolorosas aos quais, eventualmente, foi submetida pelo constante estresse em que vivemos normalmente.
A melhor receita para se sentir melhor: uma caminhada diária
Manter como costume uma caminhada todos os dias durante pelo menos uma hora é uma das melhores “medicinas”, tanto para o cérebro que se encontra em estado deprimido ou ansioso, quanto para o corpo que se manifesta dolorido, instável.
Assim, de preferência, e na medida das nossas possibilidades, os passeios devem ser em ambientes naturais, porque a paz e contato com a natureza nos ajudam a nos desligarmos da agitação e estabelecer um contato pacífico com nossas emoções e pensamentos.
Nossa mente e corpo “passam mal” com a rotina e stress aos quais nos submetemos diariamente. Como resultado da inatividade, nosso cérebro torna-se lento, pesado, preguiçoso, deprimido e ansioso.
Então, começamos a perceber que não nos lembramos bem, que não queremos nada que fuja do nosso caminho diário da vida, que não há atividades interessantes ou gratificantes o suficiente para nos tirar da nossa espreguiçadeira, etc.
“Andar simboliza a libertação pessoal e mental, a “aceleração equilibrada” da nossa mente e contato com novos estímulos que podem ser gratificantes.”
Caminhar é uma boa maneira de limpar a mente
Somos projetados para nos mover, por isso a nossa mente e corpo o apreciam tanto. Através desse exercício tão simples, limpamos a mente e esclarecemos as nossas ideias, tornando o nosso cérebro mais criativo e eficaz.
Através dos passeios que oferecem a possibilidade de relativizar os nossos problemas e nos conectar com nosso “eu” mais profundo, não prestamos mais atenção nesse turbilhão que nos rodeia na vida cotidiana.
Obviamente, esses benefícios não são alcançados do dia para a noite, temos de realizar essa atividade por pelo menos uma semana. Desta forma, conseguiremos:
- Pare de preocupar nosso cérebro e restaurar a sua neuroquímica saudável e equilibrada. Isso é eficaz para reativar o nosso lobo frontal e nosso sistema límbico, ordenando nossos pensamentos e emoções.
- Como resultado desta reestruturação funcional, o estresse irá desaparecer e nos sentiremos mais relaxados, seguros e confiantes com o que nos rodeia.
- Nos libertamos e expandimos socialmente, porque graças a este simples ato, abrirmos nosso campo de circulação e de relacionamento pessoal. Em outras palavras, nós não nos sentimos “presos ou bloqueados.”
- Retomamos nosso contato com a natureza todos os dias, reservando e salvaguardando a dedicação e satisfação de necessidades pessoais.
Quem experimenta, comprova sem dúvidas que a caminhada nos ajuda a nos sentir melhor e para limpar nossas mentes, porque reservamos um tempo a cada dia para desfrutarmos e nos conectar com estímulos novos e gratificantes.
Portanto, a melhor receita para aumentar seu ânimo é: CAMINHADA. Se você ainda não tentou fazê-la, faça-a; e se você já conhece seus benefícios, nunca pare de praticar esta atividade física enriquecedora e compartilhe seus benefícios!
___
Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: La Mente es Maravillosa