Mensagem de Reflexão

Para que jogar a culpa nos outros?

[…] É tentador jogar a culpa sistematicamente no mundo e nas pessoas. Quando nos sentimos ansiosos, deprimidos, mal-humorados, ou emocionalmente exaustos, logo jogamos a responsabilidade nas coisas do mundo externo: tensões com colegas de trabalho, discussões com familiares… Culpar os outros pelos nossos tormentos e ver neles os únicos responsáveis por nosso sofrimento, torna a vida miserável. 



culpa

Com efeito, considerar que o sofrimento resulta da vontade divina leva a uma incompreensão total das repetidas calamidades que atingem certas pessoas e povos. Na verdade, quando estamos inconscientes, somos nós mesmos que produzimos um grande número de atos destrutivos. Porém, ao permitirmos que a nossa mente seja tomada por sentimentos de amor e compaixão por todos os seres, é provável que a suavidade deles emanada elimine o reflexo de jogar nos outros a responsabilidade pelos dissabores da vida.

Teremos, assim, conseguido nos elevar acima da nossa dor pessoal até um lugar onde ela é quase imperceptível. Se pararmos de projetar todas as insaciáveis exigências dos nossos apegos sobre as pessoas, poderemos amá-las mais e sentir um genuíno interesse e preocupação pelo seu verdadeiro bem-estar. […]


Matthieu Ricard

A simplicidade imutável do bom coração

Artigo Anterior

O ego, o negativismo e o caminho para o fim do sofrimento

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.