3min. de leitura

Para que serve o chá de capim limão?

Capim limão rende um chá delicioso que agrada a muitos paladares. Tanto que algumas pessoas o utilizam para flavorizar bolos e sorvetes, sem falar no aroma agradável que é usado em óleos, essências, incensos, hidratantes corporais e perfumes.


Estamos falando das qualidades explícitas do capim limão, vamos ver agora quais são as suas propriedades e benefícios para a nossa saúde! Vem!

O que que o capim limão tem

O chá de capim limão tem poder antibacteriano, calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo, desinfetante e é um ótimo repelente de insetos.

Seu consumo é indicado para melhorar a digestão, gases, retenção de líquido, dor muscular, insônia, irritação, dor de cabeça, febre, tosse, pressão alta, cólica menstrual e diarreia. Ainda ajuda a recuperar a pele acneica e a controlar a oleosidade.


Contra indicação

O chá é contra indicado para pessoas que sofrem de gastrite, azia e úlceras. Gestantes e lactantes devem consultar seus médicos antes de consumir. Seu efeito sedativo pode ser potencializado com medicamentos para o mesmo fim ou para baixar a pressão. Se usado na pele, lembre-se de lavá-la antes de se expor ao sol, para evitar queimaduras e manchas.

Formas de consumo

Pode-se tomar o chá de capim limão quente ou gelado. Ao fazer o chá, evite ferver as folhas para não comprometer as propriedades. Coloque as folhas picadas na água quente, tampe, deixe amornar e já está pronto para o consumo.

Também é possível fazer cataplasma com suas folhas e aplicar sobre as juntas comartrite ou dores musculares. Para fazer o cataplasma, pode-se usar as folhas frescas ou secas.


As folhas frescas podem ser picadas e fervidas (½ copo de erva para 1 copo de água) por 2 minutos. Coloque as folhas em um pano fino e aplique sobre a região por no mínimo 1 hora.

As folhas secas podem ser trituradas até chegarem na consistência de pó ou o mais perto disso, acrescente um pouco de água morna, o suficiente para fazer uma pasta, e aplique da mesma forma.

Você tem o hábito de tomar chá por causa dos efeitos terapêuticos? Qual é o seu preferido? Compartilhe conosco!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.