Comportamento

Para salvar área desmatada da Amazônia, paraquedista joga mais de 100 milhões de sementes a 300 km/h

Foto: Reprodução
capa site Para salvar area desmatada da Amazonia paraquedista joga mais de 100 mil sementes a 300 kmh

No coração da Floresta Amazônica, em uma região completamente desmatada, as sementes poderão seguir seu curso natural, sem intervenção do homem, seguindo o processo natural.

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) alerta que a Floresta Amazônica sofreu em 2021 mais do que em uma década. De janeiro a dezembro, os dados mostram que foram destruídos 10.362 km² de mata nativa, o equivalente a metade de Sergipe.

Depois de cruzar dados das áreas de desmatamento com o banco de Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Imazon detectou que 4.915 km² foram desmatados dentro de territórios federais. Os dados são alarmantes, e entre os nove estados que compõem o Amazônia Legal, apenas o Amapá não registrou aumento no desmatamento de 2020 a 2021, os demais estados, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins superaram a devastação do ano anterior e ainda registraram os piores números da última década.

A plataforma de inteligência artificial PrevisIA, estima que em 2022 a Amazônia pode ter a maior área derrubada nos últimos 16 anos, superando o ano anterior. Os dados apontam para 15.391 km² sob o risco de devastação, e o Imazon afirma que é o equivalente a três vezes o Distrito Federal. Cerca de 725 terras indígenas, unidades de conservação e quilombos estão sob risco de desmatamento, o que corresponde a 90% do total.

O paraquedista, dublê e produtor, Luigi Cani, de 51 anos, espalhou mais de 100 milhões de sementes, de 27 espécies de árvores nativas, sobre a Floresta Amazônica. A ação realizada pela Audi, contou com o apoio de grandes órgãos locais como Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), entre outros.

2 Para salvar area desmatada da Amazonia paraquedista joga mais de 100 mil sementes a 300 kmh

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @luigicani

Conhecido por ser recordista mundial de paraquedismo 11 vezes, Cani esteve à frente da ação promovida pela Audi, com a contribuição do Governo do Amazonas e do programa Domingão, da Rede Globo. O profissional foi responsável por jogar 106 milhões de sementes em uma área desmatada no coração da Floresta Amazônica, de modo que elas se espalhassem no ar e caíssem estrategicamente no local pretendido.

Segundo informações compartilhadas no próprio Instagram do paraquedista, as sementes tinham um índice germinativo superior a 95%, o que significa que têm um forte potencial a se desenvolverem no solo da floresta, sem precisar de nenhuma intervenção humana. Como as espécies são nativas, os ventos de solo, a chuva e o sol são capazes de fazer com que cumpram seu potencial.

3 Para salvar area desmatada da Amazonia paraquedista joga mais de 100 mil sementes a 300 kmh

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @luigicani

O público se surpreendeu com a ação, e nos comentários elogia o feito do paraquedista, demonstrando respeito e admiração pelo projeto. Nos vídeos disponibilizados no perfil de Cani, é possível ver o momento exato em que ele joga a caixa com os mais de 100 milhões de sementes do avião, se lança em sua direção em seguida, e a abre para espalhar a grande mancha de sementes no ar.

De maneira teatral, os envolvidos no projeto foram felizes com o resultado, principalmente porque as imagens captadas dos momentos são capazes de tirar o fôlego do espectador. Na esperança de que as empresas privadas se engajem em ações com os governos, em prol do meio ambiente, alguns seguidores reforçaram que esse pode ser um comportamento constante.

4 Para salvar area desmatada da Amazonia paraquedista joga mais de 100 mil sementes a 300 kmh

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @luigicani

Por ser reconhecido internacionalmente, Luigi recebeu comentários de brasileiros e estrangeiros elogiando sua ação. Para aqueles que acompanham os trabalhos do paraquedista há mais tempo, ele segue mantendo consistência em suas propostas, já tendo protagonizado outras ações com a Audi em outros momentos.

Confira abaixo o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LUIGI CANI (@luigicani)

0 %