Para todos que já viveram com a depressão

Em nossa sociedade, parece que a depressão está mais presente do que nunca. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 350 milhões de pessoas sofrem em todo o mundo desta doença mental terrivelmente debilitante.



No entanto, só porque você ou alguém que você conhece sofre de depressão, não significa que tenham que passar por isso sozinhos. Quase todo mundo passa pela depressão em alguma parte de sua vida, sendo ou não cronicamente. Não importa por quanto tempo você tem lidado com a doença, ou o quanto você sofre com ela, por favor, continue lendo para ganhar um pouco de inspiração.

A depressão dói – pode parecer um abismo escuro, uma tempestade que nunca termina, ou uma cela dentro de sua própria mente. Infelizmente, muitas pessoas que não sofrem com isso não podem compreender os sentimentos daqueles que têm que conviver com a depressão todos os dias. Muitos só entendem as doenças e sofrimento que veem bem diante de seus olhos, mas a depressão não gosta de causar uma grande cena. Na verdade, ela se esconde por trás das cenas, aparecendo apenas atrás de portas fechadas, quando ninguém mais pode ver o dano que causa.

para todos que já2


Se você sofre de depressão, pode parecer que os dias são longos e as noites ainda mais. Você quer escapar de sua mente, mas não têm ideia de como. Você quer alguém para ouvi-lo, para entender como se sente, mas às vezes te faltam palavras para se expressar. Você quer fugir, mas não sabe para onde. Você quer muitas coisas, mas mais do que tudo, quer que esse sentimento em seu peito se dissipe de alguma forma.

Se você sofre atualmente ou já sofreu de depressão no passado, por favor, não desista. Alguém lá fora vai ouvir a sua dor e compreender a sua tristeza, e poderá ajudá-lo a voltar a si mesmo. Só não apague as luzes, porque, então, nunca vai dar-se a chance de se recuperar. Você pode começar a se sentir melhor novamente, com tempo, compromisso e dedicação. Nada na vida vem fácil, mas o primeiro passo para se sentir melhor é admitir que você precisa de ajuda. Nós não fomos feitos para andarmos sozinhos nesta vida, por isso não sinta que deve.

A depressão pode te tirar a vontade de sair da cama, te fazer fingir que o mundo exterior não existe. Se você sentir-se sem vontade de se levantar em alguns dias, lembre-se de que não precisa. Você não tem que lutar contra seus sentimentos a cada dia – lembre-se de se dar uma pausa às vezes. Você é apenas humano, e merece para ser honesto com seus sentimentos e honrar a sua voz interior. Este mundo tem expectativas irrealistas muitas vezes, e ninguém pode viver de acordo com a perfeição. Se você quiser passar o dia todo em sua cama e não prestar atenção ao mundo exterior por vezes, faça-o. Faça o que precisar para se recarregar, e não sinta remorso por isso.


Esqueça as expectativas dos outros por um segundo e olhe para a pessoa no espelho a sua frente. Depressão muitas vezes existe porque nos esquecemos de nossa conexão com nosso verdadeiro eu, os “eus” debaixo das máscaras que colocamos a cada dia para vivermos neste mundo. Nós nos esquecemos de nossa criança interior, a pessoa dentro de todos nós que deseja brincar, se divertir, se expressar autenticamente. Não se esqueça da voz interior – ela está clamando para que você lembre-se dela, para que honre-a e ouça-a sempre que se sentir para baixo na vida. Levamos esta vida tão a sério às vezes, mas muitas vezes nos esquecemos que tudo é apenas um jogo de qualquer maneira. Não permita que a depressão ganhe – embora possa ser implacável, cruel, e um monstro difícil derrotar, você tem o poder supremo, não as falsas vozes dentro de sua mente.

para todos que já3

A depressão muitas vezes pode aparecer quando você menos espera, por isso, quando isso acontecer, saia de sua mente por um segundo. A mente gosta de se agitar interminavelmente, muitas vezes sobre as mesmas coisas que pensamos ontem. Lembre-se de ficar algum tempo longe das vozes dentro de sua cabeça, de respirar, se regozijar por simplesmente estar vivo, sentir, experimentar a natureza em toda a sua beleza, rir com os entes queridos, cheirar as flores em seu jardim. Esta vida é um milagre, e embora possa ser um campo de batalha, mesmo assim devemos aprender a amar ambos os lados da história. As dificuldades, o sofrimento, a dor, a confusão, o amor, a compaixão, a esperança, tudo isso.

A depressão pode parecer abrangente, solitária e amedrontadora às vezes, mas lembre-se de diminuir o zoom, por vezes, e olhar a situação como um todo. A depressão não é a sua história toda, é apenas uma parte dela. A depressão não é a sua única identidade, por isso não olhe para si mesmo e veja apenas ela. Você é um trabalho em andamento, um milagre ambulante, por isso não ache nada menos de si mesmo.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.