Pessoas inspiradoras

Paraense, que trabalhava como pedreiro para ajudar a família, é aprovado em Medicina na UFPA!

O jovem ajudou a família nesta pandemia e ainda conseguiu ser aprovado na faculdade dos sonhos. Saiba mais sobre esta incrível história!



Adailson Moura, um paraense de 18 anos, nasceu em uma família humilde de Icoaraci, na periferia da capital Belém. Ele sonhava cursar Medicina, mas a jornada para conquistar o seu objetivo não foi fácil.

Segundo uma matéria do Guia do Estudante, o jovem, que teve bolsa em uma escola particular até o 5º ano do ensino fundamental, migrou para a escola pública no 6º ano, e logo notou as diferenças no ensino, sabendo que teria de se dedicar bastante para alcançar o seu objetivo.

Seu interesse pelo curso de Medicina começou através de um professor de biologia do ensino médio que, segundo o jovem, “conseguiu mostrar a beleza do corpo humano”. Concluído o ensino regular, estava na hora de Adailson se dedicar aos estudos para ser aprovado em uma universidade.


Esse momento coincidiu com a pandemia de covid-19, que provocou mudança em sua rotina.

Adailson precisou trabalhar como pedreiro, com o pai, para ajudar nas despesas da casa, já que os serviços de costura oferecidos pela mãe não eram mais tão requisitados.

Direitos autorais: arquivo pessoal.

Por conta da rotina, ele teve menos horas diárias de estudo e ainda precisou aprender a como estudar on-line, por causa da quarentena.


Não foi um momento fácil, já que ele também não tinha um lugar adequado para estudar. No entanto, contou um ingrediente fundamental: o apoio da família.

Os resultados de sua dedicação não demoraram a chegar. O jovem foi aprovado para cursar Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). Quando viu seu nome na lista, Adailson disse que se lembrou de todas as dificuldades e das noites em que passou estudando.

Adailson está consciente dos desafios de trabalhar na área da saúde e diz que, em muitos lugares, ela é “negligenciada”, mas que o mínimo que puder fazer pelas pessoas será algo gratificante.

O jovem ainda deixou uma mensagem de motivação para outros estudantes do ensino público que desejam ingressar no ensino superior. Ele disse que as dificuldades são reais, mas cada um sabe o tamanho dos seus sonhos, e que devemos seguir em frente, pois somos capazes.


Que exemplo inspirador! Que Adailson tenha muito sucesso em seus estudos!

Compartilhe o texto nas redes sociais!

Em 9 dias, homem reforma casa de idoso carente, que vivia sem água e energia!

Artigo Anterior

Jovem viraliza com vídeo promovendo academia só para mulheres e é chamada de intolerante

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.