Pessoas inspiradoras

Paraibano que catava latinhas supera as dificuldades, e constrói o próprio posto de gasolina!

Uma história de dedicação, autoconfiança e superação. Leia mais!



Ter o seu negócio e deixar de ser funcionário para se tornar o próprio chefe são o sonho de muitos brasileiros. No entanto, esse nem sempre é fácil de ser realizado.

É preciso muita coragem, preparo e determinação para deixar a realidade mais “segura” do trabalho assalariado e se arriscar em um novo empreendimento. Para aqueles que possuem pouco para sobreviver, essa pode ser uma opção ainda mais arriscada, mas existem pessoas que provam que é possível conquistar o sucesso independentemente de onde viemos e de qual seja a nossa realidade de vida.

Esse é o caso de Damião Vicente da Silva. Conforme contado pela Revista Crescer, o paraibano, de Curral Velho, que levava uma vida difícil, conseguiu transformar sua história depois de construir, com as próprias mãos, um posto de gasolina, que se tornou o seu negócio.


Damião, por muito tempo, sobreviveu com trabalhos como pedreiro e catador de recicláveis, mas decidiu que queria uma mudança permanente. Então juntou um pouco do dinheiro dessa renda para realizar o seu sonho.

Contou que quis investir nesse negócio por conhecer a dificuldade que os moradores de sua cidade passavam para comprar combustível. Por muito tempo, ele transportou combustível de cidades vizinhas em garrafas pet.

Depois de muito tempo de esforço e persistência, o empreendedor conseguiu comprar o terreno do posto, em 2009. Entretanto, a obra começou apenas em 2016, e foi realizada apenas por Damião, com apoio dos filhos e da esposa.

Direitos autorais: reprodução.


Ele assumiu a liderança e usou a experiência para atuar como pedreiro, serralheiro e eletricista na construção do próprio negócio.

Sua iniciativa, apesar de ser carregada de muita força e persistência, no entanto, acabou sendo julgada por algumas pessoas.

Damião contou que, de todas as dificuldades pelo caminho, as mais complicadas foram as “palavras desconstrutivas” daqueles que tentaram derrubá-lo mas, felizmente, ele se provou muito mais forte do que os seus desafios.

Seu posto de gasolina, inaugurado em 2018, chama-se “Alta Maria”, em homenagem à sua mãe, e é uma representação de todo o seu trabalho duro e autoconfiança, que os levaram a essa grande vitória.


Histórias como a de Damião nos mostram quanta força há em nosso interior e o quanto somos capazes de alcançar quando nos comprometemos com os nossos objetivos.

Que ele seja muito bem-sucedido e que sua história inspire pessoas que percorrem caminhos similares.

Compartilhe o texto nas redes sociais!


Mulher resgata cadela perdida e assustada em estrada, e pedala 20 km com ela no colo!

Artigo Anterior

“De nada vale querer fugir das consequências do que vivemos. A vida pede contas” (pe. Fábio de Melo)

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.