Pessoas inspiradoras

Paranaense de 20 anos é aprovada em 5 universidades internacionais e se prepara para ser astronauta!

A jovem brasileira, bastante experiente, tem tudo para construir um futuro incrível. Saiba mais sobre sua história!



Andressa Ojeda, de Loanda, no noroeste do Paraná, tem apenas 20 anos, mas já começou a construir uma história de muito sucesso, que lhe promete um grande futuro.

Segundo contado em matéria do G1, a jovem mora há três anos na Flórida (Estados Unidos). Ela deixou o Brasil para realizar um sonho muito ambicioso, que muitos acalentam quando crianças, mas acabam deixando de lado com o passar dos anos: ser astronauta.

Andressa contou com o apoio de uma instituição brasileira para um intercâmbio e concluir o ensino médio naquele país. Também foi aprovada em cinco universidades estadunidenses.


Direitos autorais: arquivo pessoal.

Segundo conta, sua grande inspiração para seguir a carreira espacial é sua mãe, que faleceu quando ela tinha apenas 9 anos. A mãe sempre a incentivou a conhecer mais sobre o espaço e, depois de sua perda, quando olhava para o céu, pensava na mãe e que queria “estar perto dela”.

Sua dedicação para entrar no ramo tão concorrido já está dando resultados. Em 2019, participou da simulação de uma viagem a Marte, com exercícios de treinamento de astronautas, o que a colocou na mídia dos Estados Unidos.

Também participou de voos com cientistas da Nasa e da agência espacial japonesa. Este ano, ela tem se dedicado a um projeto de competição da Nasa com universidades, e desenvolverá um robô de mineração na Lua.


Direitos autorais: reprodução/RPC.

Para ir para o espaço, Andressa ainda terá de estudar mais três anos na universidade, além de fazer um mestrado na França e conquistar experiência profissional. No entanto, acredita que os próximos desafios apenas a motivarão ainda mais a realizar o seu sonho.

Como profissional, a jovem afirma que deseja ajudar a agência espacial brasileira e o nosso país a “desenvolver mais tecnologia”, usando sua experiência para incentivar estudos já existentes no Brasil.

Direitos autorais: arquivo pessoal.


Andressa também tem como meta inspirar outras pessoas, especialmente mulheres, a seguir o mesmo caminho. Segundo ela, em sua faculdade, focada na área espacial e aeronáutica, não é comum encontrar estudantes meninas, e ela deseja que cada vez mais jovens se envolvam em áreas como “ciência, tecnologia, matemática e engenharia”.

Que grande exemplo para o nosso país! Estamos na torcida para que Andressa tenha um grande futuro e sua história abra as portas para outras brasileiras na área espacial!

Mulher vê idoso trabalhando à noite, na rua, e compra todo o seu estoque para que possa descansar

Artigo Anterior

Este gatinho tem conquistado fãs na web com fotos fofas em que aparece mostrando a língua!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.