6min. de leitura

Pare de tapar sol com peneira e viva!

Dê aos seus olhos a oportunidade de enxergar além dessa montanha de problemas que lhe parece infinita. Saia das situações que lhe amarram e procure por paz. Pare de tapar sol com peneira e viva!

Há sábados que nos parecem imensos como a água do mar. E as horas são carregadas por uma continuidade de minutos sem fim. 15:03… 15:04… e após toda uma tarde, são 15:05.


Aparentemente falta algo; alguma parte não está se encaixando no conjunto do ser, e isso está colocando o todo em conflito. Não é como quando falta um batom em sua coleção segunda-feira de manhã e você se lembra de tê-lo emprestado a uma amiga que saiu com o namorado; não, é bem diferente. É como às 06 e meia da tarde faltar um dos brincos do par novo que fora comprado para a festa da empresa que começa às 7h.

E nessa falta a gente fica jogado no sofá de casa assistindo ‘a lagoa azul’ ou qualquer outra coisa que esteja passando só para forçar o tempo a passar mais depressa, mas, sejamos francos: ele não passa.

Os ponteiros do relógio não correm porque o tempo de nossas vidas também não está passando. Ao invés de aproveitar ao máximo cada segundo de nossa existência, estamos nos esforçando para fugir dos raios de sol que entram pelos buracos das peneiras que colocamos em cada situação digna de uma fuga da realidade.


Adicionamos a peneira do ‘eu amo o que faço’ ao emprego na intenção de que ninguém perceba que, apesar de trabalhar bem vestidos e ganhar um salário razoável, não damos conta das muitas noites passadas em claro e dos dias (sobre)vividos em cima do salto.

A peneira do ‘eu tenho uma vida maravilhosa’ é responsável por todos os dias dizer a nós mesmos que não importa se estamos caminhando por uma estrada curva e íngreme; o importante é chegar ao topo e ver o mundo de cima.

Ao relacionamento iniciado na intenção de apagar a imagem de um amor que não deu certo, ou que não foi aceito pelos pais, ou mesmo que a nosso ver não terá futuro, adicionamos a peneira do ‘eu estou feliz’ e alguns filtros do Instagram na tentativa de mostrar ao mundo que sim, somos capazes de amar com toda alma alguém que não ocupa nem ao menos nossos pensamentos.


É impossível esconder a luz em um lugar onde há aberturas. Ao invés de conter os raios que insistem em entrar, vamos criar em cada situação um degradê de escuro e claro, e todos ao nosso redor verão que a luz está entrando, até o dia em que o sol será capaz de nos queimar, e então teremos de admitir a nós mesmos que não sabemos os reais motivos de permanecer ali.

Se em sua vida há alguns sóis sendo tapados, pare agora mesmo e sinta o calor de cada um deles tocando sua alma. Talvez eles estejam pouco a pouco lhe queimando em forma de noites de insônia pelo estresse, dores de estômago pela ansiedade, falta ou excesso de apetite pelos muitos pensamentos, e até mesmo longos banhos para espantar o vazio interior.

Permita-se sentir esse calor, e se for preciso, pode chorar. Você não precisa estar bem o tempo todo. Você é humano como qualquer outra pessoa e tem seus altos e baixos todos os dias. Escute o que sua mente e alma têm a lhe dizer, e siga o caminho que seu coração tem indicado.

Se ficar com medo, segure a mão de alguém em quem você confia, e depois, vá. Caminhe, corra, salte, voe em direção ao que você mais deseja viver, mas vá. Não perca mais um minuto de sua vida tentando provar a todos que está tudo bem, sendo que não está.

Faça seu tempo interior correr e nunca mais as tardes serão longas e as madrugadas imensas. Dê aos seus olhos a oportunidade de enxergar além dessa montanha de problemas que lhe parece infinita. Saia das situações que lhe amarram e procure por paz.

Mas tudo a seu próprio tempo. Se for agora, faça agora. Se for amanhã, faça amanhã. Não importa quando, importa que faça. O que há de crucial em sua vida é você mesmo, pois daqui levamos apenas as experiências, então, acumule sorrisos ao invés de lágrimas, conquistas no lugar de decepções, e libertação interior ao invés de mentiras.

Você consegue, você merece, você é forte. Seja seu próprio impulso e apoio e nunca mais voltará a se sentir sozinho!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: sonjachnyj / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.