Notícias

Passageiros com covid descem de cruzeiros em Santos e navio segue para SC

Passageiros com covid descem de cruzeiros em Santos e navio segue para SC
Comente!

Dois cruzeiros aportaram em Santos (SP) com 32 casos confirmados de covid-19 e pelo menos um seguiu viagem para o estado de Santa Catarina. Navios da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros ancoraram entre domingo e segunda-feira (28), e tiveram casos confirmados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a agência, as embarcações foram liberadas após cumprimento de medidas previstas em protocolo. Empresas dizem que continuarão a monitorar a situação em suas embarcações.

No último domingo (26), o cruzeiro MSC Splendida aportou em Santos com pelo menos 19 casos confirmados de coronavírus, sendo 15 hóspedes e quatro tripulantes, segundo a Anvisa. De acordo com a MSC Cruzeiros, cinco tripulantes foram contaminados — totalizando 20 casos.

“Imediatamente [após a confirmação], todos os 20 casos foram isolados em uma seção dedicada e separada do navio, longe de todas as operações de hóspedes e em cabines com varanda”

O cruzeiro transportava 2.549 hóspedes e 1.251 tripulantes. Segundo a empresa, todos os confirmados estavam assintomáticos e tinham o ciclo vacinal completo, conforme requerido pelas normas regulatórias.

“Após o desembarque, os casos positivos e seus contactantes passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local”, informou a Anvisa.

Conforme informação da agência e da companhia de cruzeiros, o navio seguiu viagem e hoje chegou em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. O navio ficou ancorado sem licença para saída dos passageiros antes de confirmação da Anvisa.

“O navio passou por protocolos de desinfecção e foi autorizado a seguir viagem para Santa Catarina ainda no domingo”, informa a Anvisa.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, em uma reunião na terça de hoje, “entre Anvisa, MSC e Vigilância Epidemiológica, ficou definido que serão testados 100% dos tripulantes, onde está o foco de transmissão dos casos, para definição das próximas estratégias”.

Nenhum dos ocupantes do navio desceu no município.

Casos de covid-19 na Costa Cruzeiros

No caso da Costa Diadema foram confirmados 13 casos de covid-19, sendo 10 hóspedes e três tripulantes. O navio ancorou ontem (27) no porto de Santos, em São Paulo.

“Conforme previsto em protocolo, as pessoas com resultado positivo foram mantidas em isolamento até o momento dos desembarques. Após o desembarque, passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local”, repetiu a agência para o caso da Costa.

De acordo com a empresa Costa Cruzeiros, os casos foram identificados por realização de testes de pelo menos 10% dos passageiros, por protocolo.

“O navio obteve normalmente, no início desta manhã [de segunda-feira], permissão das autoridades para seguir as operações; finalizou o desembarque de todos os passageiros e já deu início ao embarque para o próximo cruzeiro, após completa higienização e desinfecção. Ainda de acordo com os procedimentos sanitários definidos, 100% da tripulação do Costa Diadema foi testada.”

“Cabe ressaltar que é pré-requisito para embarque que passageiros e tripulantes, desde que elegíveis, estejam completamente vacinados, apresentem testes negativos para covid-19 e estejam assintomáticos”, declarou a Anvisa.

Comente!

Ex fala de namoro com Ayrton Senna aos 15 anos: “Aprendi a beijar com ele”

Artigo Anterior

Pessoas manipuladoras: como desmascará-las e desarmá-las?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.