Passar quatro dias na natureza, desconectado de tecnologias, aumenta a criatividade em 50%, de acordo com estudo:

3min. de leitura

Um estudo feito por psicólogos de duas universidades norte-americanas provou que passar quatro dias imerso na natureza totalmente desconectado de aparelhos eletrônicos pode aumentar a criatividade e resolução de problemas em 50%.

O estudo foi conduzido pelo professor de psicologia na Universidade do Utah David Strayer e pelos cientistas Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas, e foi publicado na revista científica PLOS ONE, da Public Library of Science.



A experiência que levou ao estudo foi realizada com 56 pessoas, sendo 26 mulheres e 30 homens, com idade média de 28 anos. Essas pessoas passaram de quatro a seis dias fazendo passeios naturais nos estados americanos Alasca, Colorado, Maine e Washington, e durante todo esse período, não foram autorizados a usar aparelhos eletrônicos.

Antes do início dos passeios, 24 participantes realizaram um teste de 10 perguntas sobre criatividade. Os 32 participantes restantes realizaram esse mesmo teste no quarto dia de passeio, no período da manhã. Os resultados mostraram que as pessoas que realizaram o teste depois de imersas na natureza acertaram mais perguntas (6,08) do que aqueles que fizeram o teste antes dos passeios (4,14).

“Demonstramos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”, disseram os investigadores, apesar de não terem especificado qual o real motivo desse aumento de desempenho, que pode ser devido à natureza, à ausência de tecnologia ou a ambos.


Os estudiosos associaram sua pesquisa a estudos prévios que mostram que as crianças atualmente realizam apenas de 15 a 25 minutos de brincadeiras ao ar livre e que dos 8 aos 18 anos, passam mais de 7,5 por dia no computador, celular ou televisão.

Para David Strayer, as descobertas deixam claro que “a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”, e os resultados mostram que “isolar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza”.

Você concorda com os resultados da pesquisa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.