Pessoas inspiradoras

Paulista que estudou a vida toda em escola pública ganha bolsa em 10 universidades internacionais

Aprovada em faculdades do mundo todo, Rhayssa fará uma graduação muito interessante. Confira!



Entre os jovens brasileiros muito bem-sucedidos nos estudos, que conquistam grandes oportunidades desde muito novos, está Rhayssa Braz, de 18 anos, que vive em Santos, litoral paulista.

A estudante, que sempre sonhou em viajar pelo mundo, recorreu aos estudos para alcançar o seu objetivo e o conquistou de uma maneira inspiradora. Segundo contado em matéria do G1, a jovem cresceu no bairro Campo Grande, foi criada pela mãe e avó paterna, que chegaram a trabalhar em até três empregos para que pudessem lhe dar a melhor vida possível.

No meio dessa realidade complicada, ela poderia ter seguido muitos caminhos, mas escolheu o da educação, o que lhe rendeu conquistas muito importantes, especialmente por ser tão jovem.


Desde cedo, Rhayssa pesquisa bolsas de estudos em universidades internacionais e participou de concursos de redação, ganhando inclusive uma bolsa na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que não pôde aproveitar porque não tinha condições financeiras necessárias. No entanto, manteve-se focada, participando de 44 processos seletivos em universidades dos EUA e Europa.

Direitos autorais: arquivo pessoal.

A paulista foi aceita em dez universidades com bolsas, entre elas o programa Zayed University e Minerva University, uma parceria dos Emirados Árabes com os Estados Unidos.

Através desse programa, a jovem participará dos cursos de Business Transformation, Social Innovation e Tech, por quatro anos, e passará por campos nos EUA, Coréia do Sul, Índia, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Taiwan e Abu Dhabi. Rhayssa disse que foi uma das 30 estudantes no mundo que conseguiram a vaga nesse ciclo.


A brasileira já tem 75% de bolsa garantida para o curso e está no aguardo da confirmação de 100% da mensalidade custeada pelas universidades. Ela ainda criou uma arrecadação on-line, com o objetivo de juntar R$ 35 mil até o meio de agosto para custos com moradia, alimentação e passagem.

Muito feliz pela nova etapa de sua vida, a jovem estudante espera embarcar para Abu Dhabi até dia 18 de agosto. Que conquista especial. Assim como muitos outros jovens brasileiros de origem humilde, Rhayssa mostrou que não há limites para o que podemos alcançar quando nos dedicamos aos nossos objetivos. Desejamos que ela seja muito bem-sucedida, tanto nos estudos quanto em seu desejo de conhecer o mundo.

Mãe de transgênero de 12 anos afirma: “É seu dever amar seu filho, não importa o que ele é”

Artigo Anterior

Casal deixa bebê brincando no chão de praça de alimentação enquanto come e é acusado de negligência

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.