Reflexão

Paulo Coelho: “Se custa a sua paz, é muito caro”

Uma reflexão poderosa sobre o valor da paz interior. Confira!



Para muitas pessoas, o conceito de uma vida de paz parece um sonho muito distante de ser alcançado. Elas estão a todo momento lidando com estresse e pressão, seja no trabalho ou em seus relacionamentos pessoais, e nunca conseguem um momento de tranquilidade para que possam simplesmente apreciar a vida e fazer coisas por si mesmas.

Embora existam áreas de vida em que os momentos de estresse são inevitáveis, em alguns casos, nossas vidas continuam carregadas de negatividade porque nós permitimos, ainda que de maneira inconsciente.

Muitos de nós fomos ensinados de que não existe paz, sossego e conforto na vida adulta. As palavras e os exemplos dos adultos ao nosso redor nos mostraram desde muito cedo que, quando chegássemos a essa fase da vida, estaríamos o tempo todo resolvendo conflitos.


O meio em que crescemos nos influencia a entrar em relacionamentos, amizades e ocupações problemáticas, e a normalizar o abuso emocional e a falta de respeito. Conformados, apenas seguimos de cabeça baixa, como se essa fosse uma parte obrigatória da vida, quando a verdade é que não precisamos aturar nada que nos roube a felicidade e a calma.

O escritor brasileiro Paulo Coelho compartilhou em seu perfil no Instagram uma reflexão muito poderosa a todos que sentem carregar um peso emocional muito elevado: “Se custa a sua paz, é muito caro.”

A nossa paz é um dos nossos bens mais valiosos. Quando temos uma vida pacífica, apesar dos problemas comuns do dia a dia, somos verdadeiramente abençoados, pois podemos deitar a cabeça no travesseiro todas as noites com a certeza de que temos uma vida que realmente nos faz bem.

É a paz que nos permite viver com confiança, fazendo escolhas que preservem a nossa felicidade e bem-estar, e nos impede de nos envolver em situações e relacionamentos em que precisamos provar o próprio valor e resolver conflitos desnecessários constantemente, o que apenas nos faz perder o nosso tempo.


A paz é um estado de espírito que nos transforma por dentro e muda a maneira como enxergamos tudo à nossa volta, direcionando o nosso caminhar e nos livrando de problemas que podemos evitar.

Ela é um bem do qual nunca podemos nos desfazer. Portanto, qualquer relacionamento ou realidade de vida que custe a nossa paz se torna caro demais e não merece um espaço em nossa vida.

Preserve a sua paz interior, ela é um bem imensurável.

Compartilhe a reflexão em suas redes sociais!


Pai desperta revolta ao ser filmado segurando filho à beira de penhasco, para tirar foto

Artigo Anterior

Jovem pedreiro, que sustentava a família com seu salário, ganha bolsa de estudos e vai se tornar arquiteto!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.