Reflexão

Pegar seu filho no colo, quando ele chora, nem sempre é mimá-lo, mas tratá-lo com amor e acolhimento!

É claro que existem limites para tudo, mas saber reconhecer quando as crianças precisam de carinho e atenção é fundamental para que elas cresçam seguras e felizes.



Quando se trata de criar um filho, sabemos que nem sempre a decisão certa a tomar é apresentada com tanta facilidade. Podemos ficar na dúvida entre fazer o que realmente é melhor para eles, ainda que seja duro, ou oferecer-lhes um tratamento mais “leve”, mas que pode fazer com que corram o risco de se tornar crianças egoístas, mimadas ou mal-educadas.

No entanto, precisamos ter muito bem definido o conceito de falta de educação, para que não tratemos os pequenos com frieza e rispidez, quando eles precisam de conforto e atenção, pois isso também pode trazer sérios prejuízos ao seu crescimento e até mesmo fazer com que eles acreditem que não são merecedores de atenção e cuidado.

Nesse sentido, um tema que constantemente está em discussão é o fato de pegar as crianças no colo, quando elas estão chorando ou demonstrando insatisfação com alguma coisa.


Frequentemente, ouvimos muitas pessoas, até mesmo mães e pais, dizerem que qualquer tipo de choro das crianças é um sinal de manha e birra, e que quando colocamos as crianças em nosso colo e as confortamos, estamos mimando ou “estragando-as”.

Isso é muito polêmico, pois, apesar de ser verdade que as crianças podem ter esses comportamentos, em muitos momentos, elas também precisam de conforto e carinho.

Os pequenos vivem em um mundo só deles e, apesar de não terem problemas como os nossos, isso não significa que são livres de emoções conflitantes e momentos ruins, e que não precisam de segurança para que voltem a sentir-se confiantes.

Eles também podem precisar de um colo de amor e cuidado, e faz parte da responsabilidade emocional dos pais oferecer isso, sem tentar diminuir os seus sentimentos ou mesmo fazer com que se sintam culpados por precisar de afago.


Sim, as crianças precisam de regras e limites, para crescer com obediência, humildade e educação, mas também precisam de um olhar atento de seus pais para que tenham todo o amparo emocional necessário em seus momentos difíceis.

Identificar a fonte do choro e da insatisfação dos pequenos é uma maneira de garantir que eles sempre terão o conforto de que precisam e também de corrigi-los, quando estiverem passando dos limites.

As crianças sentem como nós, e têm as próprias necessidades. Aprenda a entender o seu filho antes de julgá-lo e repreendê-lo, e você estará contribuindo para que ele cresça e se torne um adulto consciente e feliz. O que você acha sobre esse tema? Como age com os seus filhos? Comente abaixo e compartilhe o texto em suas redes sociais!


No fim de 2020, as portas da felicidade serão abertas para esses signos!

Artigo Anterior

Cão de abrigo é resgatado de eutanásia e deita a cabeça no colo de seu salvador!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.