publicidade

Pensamento distorcido, o que seria isto?

A síndrome do pensamento distorcido seria aquela vozinha interna que insiste em dizer que você não é capaz, que as pessoas não gostam de você, que você não é bom suficiente, que pode melhorar um pouquinho para entregar aquele trabalho. E isto, pouco a pouco. vai minando a sua autoestima.

Pessoas que interpretam com frequência erroneamente situações neutras ou até mesmo positivas, ou seja, seus pensamentos automáticos são tendenciosos, isto pode influenciar a resposta emocional, comportamental e fisiológica do indivíduo.



Pensamento distorcido também pode ser o fato de vitimizar-se ou qualquer outra maneira que a nossa mente faça convencendo que não seja capaz de alcançar seus objetivos / sonhos.

Elas estão intimamente ligadas às nossas crenças, para deixarmos mais claro, nossas crenças são uma espécie de óculos, ou seja, se você estiver com seu óculo um pouco mais embaçado, como você acredita que estará enxergando o mundo?

Da mesma forma acontece com nossas crenças, elas nascem de fatos que ouvimos, sentimos e acabamos fazendo.


O pensamento distorcido nos afasta da realidade de várias formas. As distorções críticas aplicam rótulos automaticamente nas pessoas e nos acontecimentos, antes ainda de se ter chance de avaliá-las melhor. Elas são inexatas ou imprecisas. São invariavelmente generalizantes em conteúdo e aplicação, deixando de se levar em conta circunstâncias e características especiais em consideração. Elas nos fazem ver somente um lado da questão, produzindo uma visão desequilibrada do mundo.

Ao aprender a identificar corretamente esse tipo de “pensamento“, a pessoa pode agir de forma construtiva sobre o pensamento negativo e, pouco a pouco, passa a construir “pensamentos” que farão com que tenha mais confiança e desta forma começará a substituir por um pensamento mais equilibrado.

Segundo pesquisadores excesso de pensamentos distorcidos pode ser a causa da depressão, devido a visões negativas irrealistas sobre o mundo, geralmente pessoas deprimidas desenvolvem pensamentos negativos sobre três áreas: elas mesmas, o mundo e seu futuro.

Mas o que eu posso fazer para mudar isto? Há diversos estudos que apontam que as pessoas que convivemos têm um grande impacto sobre aos nossos pensamentos, então, o primeiro passo é identificar se estes pensamentos distorcidos estão surgindo da relação com estas pessoas, segundo passo é toda vez que surgir um pensamento distorcido perguntar-se: este pensamento é meu mesmo? Ele me pertence? Teria outra forma de pensar sobre esse assunto?


Como tudo em nossa vida é hábito é muito importante ter consistência em nossas ações.

Lembre-se: pensamentos tornam-se sentimentos, quais são os sentimentos que você deseja em sua vida?

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.