Positividade

Pensamento positivo, lei da atração, sucesso e ações: o segredo

Muito se fala na importância do pensamento positivo, dos benefícios que ele pode trazer, e da forma como se deve pensar para se alcançar o sucesso.



De fato o pensamento positivo pode resultar em grandes benefícios para as pessoas. O pensar positivo nos ajuda a encarar a vida de uma maneira mais realista e menos catastrófica, além disso, o pensamento positivo tem um papel muito importante no que diz respeito ao nosso sistema imunológico.

Já foi comprovado cientificamente que transtornos psicológicos como a depressão, por exemplo, prejudicam seriamente o sistema imunológico, tornando o paciente mais vulnerável às diversas doenças. A depressão leva a pessoa a mergulhar num estado de humor negativo, seus pensamentos são catastróficos, sua energia diminui consideravelmente. Quando a pessoa deprimida recebe tratamento adequado (psicoterapia e intervenção medicamentosa) e começa a melhorar, seus pensamentos também vão se modificando, vão se tornando mais positivos, consequentemente, seu sistema imunológico também vai se fortalecendo. Isso demonstra claramente a influência dos pensamentos na saúde do corpo humano.

O PENSAMENTO POSITIVO SOZINHO NÃO LEVA AO SUCESSO


Apesar do poder que o pensamento positivo tem para nos ajudar, e apesar de nos ajudar a manter a nossa boa saúde física, ele por si só não tem o poder de levar ninguém ao sucesso. É bastante óbvia a razão pela qual ele não pode sozinho nos levar a alcançar todos os nossos objetivos e sonhos: é preciso agir para que as coisas realmente aconteçam. Não apenas agir a mesmo, mas agir congruentemente com aquilo que desejamos alcançar.

PENSAMENTOS POSITIVOS E AÇÕES CONGRUENTES

Quem deseja alcançar alguma coisa naturalmente é a pessoa, e ela é quem deve ser capaz de pensar positivamente sobre aquilo que deseja alcançar. Cada um de nós tem desejos e sonhos, e pensamos constantemente sobre eles. Mesmo que você pense muito positivamente sobre aquilo que deseja, obviamente os objetos dos seus desejos não virão até você, ou seja, eles não se tornarão concretos para você, ficarão sempre “no depois”, e dentro da sua cabeça.

Ações congruentes quer dizer você agir de acordo com aquilo que quer alcançar. Por exemplo: se você deseja ser um empreendedor de sucesso, não adianta nada pensar muito positivamente, mas ficar parado sem buscar os recursos necessários para conseguir ser pelo menos um pequeno empreendedor. Percebe? Ficar parado só pensando positivo não está de acordo com aquilo que é necessário para se alcançar objetivos e ter sucesso.


Uma pessoa pode ficar muitos anos pensando positivamente sobre realizar um sonho, mas se não agir energicamente para conseguir as coisas necessárias para alcançar esse sonho, chegará um momento que até mesmo seu pensamento positivo deixará de ser uma força e se transformará em frustração.

 

pensamento-positivo

 


O PERIGO DE ACHAR QUE SOMENTE PENSAR POSITIVO RESOLVE

Apenas pensar positivo, mas não agir efetivamente para alcançar aquilo que se deseja, pode levar qualquer pessoa à frustração. A falta de resultados positivos acaba por enfraquecer seriamente a capacidade para se pensar positivamente. Mas como conseguir resultados positivos ficando apenas parado mergulhado em pensamentos de sucesso e prosperidade? Ficar parado com seus pensamentos positivos não é uma boa estratégia, visto que resultados vencedores e sucesso exigem coragem, ações ousadas, perseverança, educação emocional, capacidade para lidar com o sucesso e o fracasso, equilíbrio emocional, e instrumentos eficazes que ajudem a trabalhar o seu autoconhecimento.

O SEGREDO

É preciso pensar positivo, mas também é preciso agir e buscar instrumentos que auxiliem você a manter a sua energia e motivação, bem como trabalhar as suas escolhas pessoais. O segredo é conhecer-se profundamente, e então utilizar seus recursos internos para conseguir aquilo que você deseja. Tudo vai funcionar quando você otimizar as suas capacidades e caminhar com segurança rumo aos seus objetivos e sonhos.


Abraço.

ANDERSON CRISTIANO DA COSTA

Psicólogo formado pela PUC Minas. Atende em consultório privado em Santo Antônio do Monte, MG.


12 benefícios do pensamento positivo para sua carreira

Artigo Anterior

Por que a lei de atração funciona!?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.