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Pensamentos tóxicos que sabotam a sua vida:

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 Pensamentos tóxicos são ideias negativas que repetimos para nós mesmos, e já que o cérebro é uma maquina perfeita, tudo o que você fala para si mesmo faz seu cérebro buscar em seus “arquivos” comprovações daquilo que está sendo dito, o problema é que essas ideias negativas normalmente evocam memorias negativas, e quanto mais você repete isso, mais verdadeiro isso se parece para você.



Por exemplo, uma pessoa que repete para si a seguinte frase: “Eu sou burro”, faz seu cérebro iniciar um processo inconsciente de investigação atrás de situações que comprovem isso. Ela deu uma ordem para o seu cérebro “EU SOU BURRO!”, ele então vai dar um jeito de comprovar isso, e quanto mais esse pensamento se repete, mais lembranças ele evoca e pior a pessoa se sente, com o tempo o seu cérebro começará a promover padrões de comportamentos onde você cometerá determinados erros para confirmar sua decisão de “ser burro”, isso é o que chamamos de sabotar-se.

Vou citar os exemplos mais comuns de Pensamentos Tóxicos que sabotam sua vida:

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1 – “Eu não sou capaz.”

A ideia de não ser capaz ou de não conseguir fazer algo normalmente começa antes mesmo da tentativa, ou após o primeiro sinal de falha, mas é muito importante que tenhamos consciência que ninguém nasce sabendo fazer algo, e que não existem falhas apenas aprendizados.  Thomas Edison fez mais de 10 mil tentativas até que uma delas funcionasse, aí ele inventou a lâmpada, ele mesmo dizia: “Eu não falhei, apenas descobri 10 mil soluções que não davam certo”.


2 – “Eu não mereço.”


Muitas pessoas se boicotam, pois quando coisas boas acontecem em suas vidas, elas automaticamente começam a prever que coisas ruins virão em seguida, como se fosse uma regra: “Se algo bom acontece, algo ruim vem logo depois”. Isso é uma grande ilusão, e se deve ao próprio desmerecimento, as pessoas acreditam que precisam fazer coisas extraordinárias ou impressionantes para merecerem coisas boas, mas não é verdade, tudo o que você precisa fazer para merecer coisas boas é ser uma boa pessoa, acreditar nisso e aceitar essas coisas positivas em sua vida.


3 – “Eu estou velho demais para isso!”

Muitos clientes me dizem que estão velhos demais para começar algo, para mudar algo ou mesmo para mudar suas vidas, e isso não existe! Não existe limite de idade para se tentar coisas novas, para se aprender coisas novas, pelo contrário, nos tornamos velhos quando deixamos de acreditar que podemos mudar e construir uma vida melhor, nunca se é tarde para fazer algo que vai fazer com que você se sinta bem ou tenha mais qualidade de vida!



4 – “Não vai adiantar nada!”

Outro pensamento que normalmente surge antes mesmo de tentarmos: “Nem vou tentar, não vai adiantar nada mesmo”, esse é um pensamento muito ligado ao medo da frustração, para evitar que algo de errado as pessoas optam por não fazer. O problema dessa estratégia para “se manter seguro” é que por nunca fazermos determinadas coisas já eliminamos a possibilidade delas darem certo.



5 – “Amanhã eu faço.”

Essa frase que falamos para nós mesmos é muito perigosa, o famoso deixar pra depois, começar na semana que vem, no mês que vem. Exatamente pelo medo de tomar uma ação e ter que lidar com o resultado. Novamente temos outra estratégia ineficaz para nos mantermos em uma zona de conforto, porque quanto mais enrolamos determinadas atividades criamos uma bola de neve maior ainda, e estamos apenas acumulando problemas.

Esses são os 5 tipos de pensamentos tóxicos mais comuns, mas existem muitos outros, você precisa parar e se observar, uma boa maneira de fazer isso é anotar todos os dias os seus pensamentos negativos e depois fazer uma analise deles com as seguintes perguntas:

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  • Esse pensamento é lógico? Ele realmente faz algum sentido? Que prova eu tenho de que isso é real?
  • Eu posso substituir esse pensamento por qual pensamento mais adequado e positivo?

Após responder essas duas perguntas, comece a se policiar, e toda vez que tiver esses pensamentos negativos substitua-os pelas suas novas versões positivas que você escreveu anteriormente, e quanto mais você repetir e reforçar essa substituição de pensamentos negativos por pensamentos positivos, mais forte esse hábito se tornará e mais fácil será fazer isso sempre.

Michel Mansur

Os consultórios estão cheios de gente sensível, não de loucos!

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