4min. de leitura

Perdoe-se, trate-se com amor e gratidão. evoluímos com as nossas falhas e acumulamos sabedoria

Nós nos culpamos muito pelos erros do passado. Revisitando situações que já acabaram e pensamos em tudo aquilo que teríamos feito diferente. Repreendemo-nos por nossa falta de maturidade e sabedoria, e nos julgamos muito por cada escolha equivocada que fizemos.



Essa de atitude é muito cruel e ao mesmo tempo sem sentido. Crescemos e evoluímos a cada dia. Aprendemos a cada nova falha e acumulamos sabedoria, com o passar dos anos.

A nossa cabeça de alguns anos atrás certamente não é a mesma de hoje. Naquele tempo não tínhamos vivido tudo o que vivemos hoje e ainda precisávamos aprender muitas coisas. Falhamos não por incapacidade, mas por inexperiência.

Não podemos ser tão rígidos e duros com nós mesmos. Estamos em uma jornada, não nascemos sabendo lidar com todos os problemas, nem como superar todas as nossas decepções. A vida é vivida um passo de cada vez.

Devemos olhar para o passado como uma fonte de conhecimento, como uma oportunidade de observar o nosso crescimento, não como um motivo de vergonha.


Todas as falhas que cometemos ontem foram essenciais para que chegássemos onde estamos hoje.

Trate-se com mais amor e gratidão. Você é uma pessoa boa e progride a cada dia que passa. Suas conquistas são muito maiores do que todos os seus erros e você deve olhar-se no espelho e sentir orgulho, não vergonha.

Olhe para trás e veja o quanto você cresceu de alguns anos para cá. Quantas coisas novas foi capaz de conquistar e o quanto sua visão de vida se expandiu. Sua realidade já se transformou e você amadureceu a cada novo dia.

Seja amoroso e respeitoso consigo mesmo, não se cobre por coisas que você ainda não sabe, nem critique o seu passado por conhecimentos que adquiriu apenas agora. Tenha a consciência de que sempre fez o melhor que pôde.


Os erros que cometeu lá atrás não estarão mais presentes em sua vida de hoje, porque já foram transformados em aprendizado, então não perca tempo se lamentando por coisas que não fazem mais diferença em sua vida.

Aprenda a enxergar a vida como uma jornada e você aumentará ainda mais a sua sabedoria.

Não se cobre perfeição, ela é inatingível! Apenas tenha a certeza de que dar o seu melhor todos os dias e de que todas as lições foram aprendidas.

Você nem sempre teve o coração e a mente que tem hoje, perdoe-se pelas falhas passadas e siga em frente com humildade e coração aberto, porque o melhor sempre está a te esperar.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.